Uma central de captação da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), localizada na rua José Amim, no bairro Nova Três Lagoas, foi alvo de criminosos. O furto só foi constatado na segunda-feira (2), quando um funcionário da empresa Pantanal MS, terceirizada da Sanesul, esteve no local para realizar uma inspeção técnica.
Ao chegar à unidade, o colaborador percebeu que a cerca de proteção havia sido danificada. No interior da central, foi verificado que as caixas de concreto que abrigam a passagem de cabos elétricos estavam comprometidas. Já na casa de bombas, os painéis de comando apresentavam sinais de violação, e diversos cabos de energia, de diferentes bitolas, haviam sido furtados.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado na 2ª Delegacia de Polícia Civil, aproximadamente 100 metros de cabos elétricos foram subtraídos.
A central de captação é responsável por recolher os dejetos da rede de esgotamento sanitário que atende os bairros Nova Três Lagoas, Jardim Brasília, Santa Rita, Alto dos Ipês e regiões adjacentes. Em caso de falha ou interrupção no funcionamento das bombas, há risco de transbordamento da rede, o que pode causar o retorno de esgoto para vias públicas e residências, gerando transtornos à população, mau cheiro e impacto ambiental.