Veículos de Comunicação

Cinco pessoas são presas em operação contra pesca ilegal e 313 kg de peixes apreendidos pela PMA

Forças de segurança atuaram durante aplicaram mais de R$ 33 mil em multas

Pescado irregular, redes e armas apreendidos durante operação contra pesca ilegal no Rio Verde. Foto: Divulgação/PMA de Três Lagoas
Pescado irregular, redes e armas apreendidos durante operação contra pesca ilegal no Rio Verde. Foto: Divulgação/PMA de Três Lagoas

Uma ação integrada da Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil e Polícia Militar desarticulou um esquema de pesca ilegal no Rio Verde, em Água Clara. A operação faz parte da Piracema Georreferenciada 2025/2026 e resultou na prisão em flagrante de cinco pessoas, além da apreensão de grande quantidade de pescado, equipamentos proibidos e armas de fogo, na sexta-feira (17). Administrativamente, a PMA aplicou multas que somam R$ 33.511.

Na primeira abordagem, quatro homens, com idades entre 19 e 60 anos, foram detidos na margem esquerda do rio. Com eles, os policiais apreenderam 313 quilos de pescado irregular, sendo 300 quilos de pintado — parte fora do tamanho permitido — e um exemplar de dourado, espécie com captura proibida. Também foram recolhidos dois veículos, uma embarcação, dois motores de popa de 50 HP, além de roupas de mergulho e arpões.

A operação seguiu até uma propriedade rural usada como ponto de apoio. No local, o proprietário, de 55 anos, foi flagrado com pintado, curimbatá e uma piracanjuba, cuja captura é estritamente proibida. A equipe ainda encontrou cerca de 400 metros de redes de emalhar, anzóis de galho e duas armas de fogo, sendo um revólver calibre .38 e uma espingarda calibre .16, além de munições e insumos.

Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Água Clara, onde foram autuados por crimes ambientais e posse ilegal de arma de fogo. A ação reforça a fiscalização durante o período de defeso para proteger as espécies e o estoque pesqueiro.