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FISCALIZAÇÕES

Procon de Três Lagoas registra mais de cinco mil denúncias em 2025

As instituições financeiras aparecem no topo do ranking de reclamações, especialmente os bancos digitais

Para o próximo ano, a meta é ampliar ainda mais o atendimento e firmar parcerias estratégicas, especialmente com instituições financeiras, para dar mais agilidade às demandas. Foto: Reprodução/TVC HD.
Para o próximo ano, a meta é ampliar ainda mais o atendimento e firmar parcerias estratégicas, especialmente com instituições financeiras, para dar mais agilidade às demandas. Foto: Reprodução/TVC HD.

O Procon de Três Lagoas encerra 2025 com um balanço considerado positivo na defesa do consumidor. De acordo com dados apresentados pelo diretor do órgão, Edson Góes Júnior, quase 5 mil atendimentos e orientações foram realizados ao longo do ano, com destaque para reclamações envolvendo instituições financeiras e empresas de telefonia.

Edson assumiu a direção do Procon em julho de 2025 e afirma que, mesmo em poucos meses de gestão, foi possível fortalecer o atendimento e ampliar a resolutividade dos conflitos. “Esse balanço foi muito positivo. Conseguimos aumentar o número de atendimentos, orientações e resoluções, evitando que muitos casos chegassem ao Judiciário”, destacou.

Segundo o diretor, até o início de novembro foram contabilizados 4.635 registros, entre reclamações e orientações, com índice de 70% de resolutividade ainda na via administrativa. “É um número alto e mostra que, quando o consumidor tem razão e age de boa-fé, conseguimos resolver a maioria das situações aqui mesmo no Procon”, explicou.

Bancos e telefonia lideram reclamações

As instituições financeiras aparecem no topo do ranking de reclamações, especialmente os bancos digitais. De acordo com Edson Góes, muitos casos envolvem empréstimos contratados por aplicativos, principalmente por idosos. “Grande parte do nosso público são idosos que não têm tanta familiaridade com o celular. Por isso, orientamos que, antes de contratar qualquer serviço ou empréstimo, procurem o Procon”, alertou.

Em segundo lugar estão as empresas de telefonia, principalmente por cobranças indevidas e alterações de planos sem autorização do consumidor. “O cliente começa pagando um valor e, de repente, a conta aumenta sem explicação. Nessas situações, fazemos a mediação direta com as operadoras e, na maioria das vezes, conseguimos resolver”, afirmou.

Fiscalizações e multas

O Procon também intensificou as ações de fiscalização ao longo do ano. Três agências bancárias foram multadas por descumprimento da lei do tempo máximo de espera em filas. “A fiscalização é feita no local. Se constatarmos reincidência, aplicamos multa administrativa, que aumenta conforme a repetição da infração”, explicou o diretor.

Nos postos de combustíveis, o órgão realiza pesquisas trimestrais para identificar possíveis práticas abusivas. Até o momento, não foram constatadas irregularidades no município.

Orientação e ações educativas

Além das fiscalizações, o Procon tem apostado em ações educativas, voltadas tanto para consumidores quanto para comerciantes. “Primeiro orientamos. Muitos empresários não conhecem totalmente seus direitos e deveres. Nosso objetivo é prevenir problemas antes que eles gerem prejuízo à população”, ressaltou Edson.

Expectativas para 2026

Para o próximo ano, a meta é ampliar ainda mais o atendimento e firmar parcerias estratégicas, especialmente com instituições financeiras, para dar mais agilidade às demandas. “Estamos criando canais diretos com bancos, o que vai permitir respostas mais rápidas e eficientes ao consumidor”, adiantou.

Ao final, o diretor deixou um recado à população: “Qualquer dúvida ou sensação de prejuízo, procure o Procon. O órgão está de portas abertas e existe para defender o consumidor e garantir relações de consumo justas e equilibradas”.