Veículos de Comunicação

Vida profissional

Sindicato dos Empregados no Comércio promove encontro com empresários para fortalecer as nova medidas sobre saúde mental

O evento aconteceu no Sebrae e reuniu representantes do comércio local, gestores e profissionais da área de recursos humanos

Um dos principais temas foi a atualização da NR-01, considerada a base das normas de segurança e saúde do trabalhador. Foto: Reprodução/TVC HD.
Um dos principais temas foi a atualização da NR-01, considerada a base das normas de segurança e saúde do trabalhador. Foto: Reprodução/TVC HD.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas realizou o primeiro encontro do ano com empresários e parceiros para apresentar uma retrospectiva das ações desenvolvidas em 2025 e também abordar a atualização da Norma Regulamentadora 01 (NR-01), que passa a incluir medidas voltadas aos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

O evento aconteceu no Sebrae e reuniu representantes do comércio local, gestores e profissionais da área de recursos humanos.

Durante o encontro, foi apresentada a trajetória do projeto Donos do Futuro – Válida Celulose, Qualificação e Requalificação Profissional, implantado há 16 anos pelo sindicato.

O presidente da entidade, Eurides Silveira, destacou a importância da iniciativa para inserção de jovens no mercado de trabalho.

“Nós qualificamos esses trabalhadores para entrar no mercado. O jovem trabalha meio período na empresa e no outro período participa do curso. Acreditamos no jovem, investimos nele. É gratificante ver empresários e a imprensa apoiando nosso projeto”, afirmou.

Um dos principais temas foi a atualização da NR-01, considerada a base das normas de segurança e saúde do trabalhador. A partir de maio, a norma passa a contemplar também a saúde mental dos colaboradores.

O advogado Adenaldo Nunes explicou as mudanças.

“Antes a NR-01 focava nos riscos físicos, químicos e biológicos. Agora ela passa a considerar também os riscos psicossociais, ligados às questões emocionais do trabalhador”, explicou.

Segundo ele, as empresas precisarão realizar um mapeamento de riscos, identificando fatores que podem afetar a saúde mental dos funcionários e adotando medidas preventivas.

“O objetivo é diminuir danos psicológicos e promover um ambiente de trabalho mais saudável”, destacou.

O gerente comercial Cláudio Mendonça, que participou do encontro, ressaltou a importância das capacitações.

“É sempre um aprendizado. A NR-01 fala de segurança para o empregado e para o empregador. Tudo isso é repassado para a equipe. Cada um aprende como agir corretamente no ambiente de trabalho”, afirmou.

A gerente comercial Vanessa Inacio também destacou os benefícios.

“É importante ampliar nosso conhecimento para promover um bem-estar maior aos funcionários. Já trabalhamos nisso, mas agora vamos melhorar ainda mais”, disse.

Durante o evento, os empresários participaram de uma palestra com a psicóloga Paula Neres, que abordou a motivação como um dos pilares do mundo corporativo.

“Pessoas motivadas alcançam melhores resultados, tornam a equipe mais eficiente e têm mais qualidade de vida. Saúde mental não é ausência de doença, é equilíbrio”, explicou.

Segundo ela, a motivação influencia diretamente na vida profissional, social e familiar.