O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu na terça-feira (5) a autorização para pré-operação da usina termelétrica Luis Carlos Prestes. A unidade, localizada em Três Lagoas, está em plena fase de ampliação das suas instalações.
Foram estabelecidas 11 condicionantes para esta fase do licenciamento. Dentre elas, a Petrobras, dona da usina, deverá apresentar ao Ibama os Programas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), de Gerenciamento de Efluentes Líquidos e Monitoramento Aquático, de Monitoramento de Ruídos, de Recuperação de Áreas Degradadas, e o Programa de Emissões Atmosféricas e da Qualidade do Ar.
A UTE Três Lagoas finaliza a ampliação de seu conjunto de turbogeradores a gás natural pela interligação com caldeiras e turbinas a vapor. Estima-se que após a ampliação, a termelétrica aumente a eficiência energética de atuais 33% para 55%.
A energia elétrica produzida nesta etapa não pode ser comercializada, uma vez que a planta não possui a licença de operação e a energia disponibilizada não é “firme”.
A fase de préoperação tem previsão para durar três meses. O Ibama programou para este período vistorias técnicas de analistas ambientais da diretoria de licenciamento do órgão, quando serão avaliados os dados de processo, a confiabilidade do sistema e o atendimento aos programas ambientais em execução.