Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Sanesul investe R$ 245 mil na perfuração de novo poço em TL

Para que o poço entre em funcionamento, é necessário implantar uma adutora, fazendo a ligação até o centro de reservação

Assim que ativado, o poço irá complementar o abastecimento da população urbana de Três Lagoas -
Assim que ativado, o poço irá complementar o abastecimento da população urbana de Três Lagoas -

A Sanesul acaba de perfurar um poço tubular profundo revestido de PVC no município de Três Lagoas, com objetivo de incrementar o abastecimento da população urbana do município. O valor investido na perfuração foi de cerca de R$ 245 mil, de recursos próprios. Quando colocado em operação, o poço irá substituir a produção de água do poço Palmito, o qual será desativado.

O novo poço foi perfurado no período de 30 de maio a 26 de junho em rochas sedimentares de aluviões recentes e da Formação Santa Anastácio, da Bacia Geológica do Paraná, com diâmetro útil de oito polegadas. O poço vai captar água a uma profundidade de 138,44 metros. De acordo com o geólogo da Sanesul, Antônio Carlos Benatti Valente, responsável pela perfuração, após testes, foi constatado que o poço poderá ser explorado a uma vazão de 200 metros cúbicos de água por hora.

Para que o poço entre em funcionamento, é necessário implantar uma adutora, fazendo a ligação até o centro de reservação. É necessário ainda que se faça urbanização do entorno, ligações elétricas e instalação de bomba. Assim que ativado, o poço irá complementar o abastecimento da população urbana de Três Lagoas, estimada em mais de 100 mil habitantes.

Sobre o Palmito         

O Palmito é um poço jorrante, com altíssima pressão, que possui profundidade de mais de 5 quilômetros e, por isso, a água extraída dele, apesar de potável, é quente – o que não agrada parte dos moradores. Sua substituição está prevista no contrato de concessão recém renovado com a Prefeitura. Após a ativação do novo poço, a Petrobras deverá desativar o Palmito – devido às suas características, somente a empresa petrolífera possui tecnologia para realizar a tarefa.