A previsão é que Siderúrgica de Três Lagoas (Sitrel) entre em operação no segundo semestre do próximo ano. As obras de construção civil, da primeira siderúrgica a ser instalada no município, foram iniciadas em março deste ano. Atualmente, 580 pessoas trabalham nesta fase da obra.
Apesar dos comentários das dificuldades para contratação de mão de obra qualificada para esta etapa de construção do empreendimento, a assessoria da empresa nega. Dos 580 trabalhadores; 324, contratados pela empresa Gotardo, estão no alojamento da Prefeitura (saída para Brasilândia). Já os 100 funcionários contratados pela empresa MECO utilizam o alojamento próximo as instalações da Sitrel. O restante não precisou ser alojado por ser do próprio município, o que mostra que a maioria dos trabalhadores é de outras cidades.
Segundo a empresa, a previsão é que no pico da obra (montagem da eletromecânica) dois mil funcionários estejam trabalhando no local. Já na fase de operação da planta a expectativa da empresa é gerar 200 empregos diretos. A Sitrel, inclusive, iniciou recentemente o processo seletivo que contratará 42 funcionários para o cargo de técnico em manutenção e 70 para vagas de operador.
LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL