A vice-governadora Simone Tebet esteve em Miranda neste domingo (10) participando do lançamento da Expedição Pantanal e a 18° Festa Pantaneira, no Refúgio Ecológico Caiman. A iniciativa do projeto é do Instituto SOS Pantanal, organização não governamental, privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos, que foi lançada em julho de 2009, com a missão de informar e promover o diálogo para um Pantanal sustentável. Reunindo representantes dos diversos setores da sociedade pantaneira, o SOS Pantanal estabeleceu-se como parceiro de outras iniciativas da região, com o propósito de tornar-se uma ferramenta fundamental na facilitação do diálogo entre os setores.
O Objetivo da Expedição Pantanal é percorrer a maior área inundável do mundo visitando propriedades rurais, comunidades, organizações do terceiro setor, poder público e instituições de pesquisa em busca de iniciativas sustentáveis. O projeto conta com uma equipe formada através de processo de seleção, que estabeleceu critérios como conhecimentos sociais, culturais e ambientais, além de experiência em trabalhos de campo na região. A equipe é formada por técnicos ambientais, biólogos e jornalistas, os quais aplicarão uma metodologia aos entrevistados com base na percepção socioambiental, possibilitando uma análise rápida das atividades e identificar as boas práticas que prezem pela sustentabilidade.
A partir dessas informações será criado um banco de dados que vai permitir uma análise integrada, reunindo um conjunto de atividades que possuem similaridades, fazer recortes geográficos por grau de sustentabilidade, ou mesmo avaliar o grau de sustentabilidade por atividade em toda a região.
A vice-governadora Simone Tebet fez questão de conhecer o projeto da “Expedição Pantanal” pessoalmente e garante que o Estado sempre vai apoiar iniciativas tão importantes para preservação do meio ambiente. “Um projeto desta magnitude é fundamental para a conservação do bioma, de sua biodiversidade e da cultura do homem pantaneiro, as maiores riquezas do nosso Estado,” afirma Simone.
O mapeamento da Expedição deverá ser concluído até março de 2012. Entre maio e junho, a Fundação Toyota e o Instituto Pantanal irão apresentar os resultados em shopping centers de Campo Grande e Cuiabá, com o objetivo de demonstrar a experiência do povo pantaneiro à cidade.