Universidades de Mato Grosso do Sul, entidades não governamentais e a Comissão Pastoral da Terra de Três Lagoas realizam, de hoje (30) até sábado (02) o I Simpósio sobre a Formação do Complexo Celulose-papel em MS: Limites e Perspectivas. O evento será realizado no auditório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Três Lagoas.
Segundo os organizadores, o evento visa promover a reflexão sobre a expansão do plantio de eucalipto na região leste de Mato Grosso do Sul, bem como discutir as conseqüências da instalação das fábricas de celulose e papel no tocante às questões ambiental, social e trabalhista.
O Simpósio é dirigido a estudantes, professores, autoridades do setor público, agentes sociais e de pastoral, sindicalistas, proprietários rurais, comerciantes, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. O evento promete reunir estudiosos e pesquisadores do assunto.
Apesar de ter seu desenvolvimento significativo a partir da troca de ativos, em 2006, entre a IP (International Paper) e a VCP (Votorantim Celulose e Papel, atual Fibria), Três Lagoas já é considerada o futuro epicentro do setor florestal. Setores do agronegócio empresarial inclusive já fazem a propaganda dizendo que Três Lagoas é a “capital mundial da celulose”.