Revendedores de combustíveis e contabilistas da região do Bolsão participaram ontem, em Três Lagoas, do Workshop “Legislação Ambiental e Tributária – Os caminhos para um mundo sustentável”. O encontro foi promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes (Sinpetro).
O objetivo, segundo o presidente do Sinpetro de Mato Grosso do Sul, Mário Shiraíshi é atualizar os profissionais quanto às mudanças na legislação e oferecer a eles a chance de se conscientizarem quanto ao meio ambiente, “já que eles trabalham com produtos altamente poluidores. O descarte incorreto, por exemplo, afeta o meio ambiente”.
Para aprimorar o conhecimento, os empreendedores participaram de várias palestras e puderam conferir exposição de produtos de seus patrocinadores, como a Petrobras, por exemplo. Conforme Shiraíshi, o foco não foi a fiscalização do mercado de combustível do município, mas sim, disponibilizar aos empresários ferramentas e informações que possam promover a concorrência saudável, em benefício da sociedade.
O presidente destacou que as palestras e apresentações foram ministradas por técnicos ambientais, contabilistas e engenheiros mecânico e ambiental. “Com o apoio desses profissionais foi possível passar, de maneira bem clara, a informação”, disse.
Na opinião do diretor do Sinpetro, em Três Lagoas, Márcio Hirade, um dos assuntos principais do encontro foi referente ao meio ambiente. Na ocasião, foi possível aprimorar o conhecimento quanto ao descarte de resíduo ecologicamente correto. “Aprendemos que para preservar o meio ambiente, não podemos jogar os resíduos, estopas e frascos em qualquer lugar. É necessário agir como exige a legislação”, concluiu Hirade.