Veículos de Comunicação

Três Lagoas

UPA será referência de Pronto Socorro no Munícipio de TL

O novo espaço, que está sendo construído no Parque São Carlos, atenderá à população com estrutura adequada às necessidades de média complexidade

Mais de 30 médicos deverão compor a escala de atendimento da unidade -
Mais de 30 médicos deverão compor a escala de atendimento da unidade -

Um micro hospital para atender urgência e emergência. Assim será a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) idealizada na gestão da prefeita Márcia Moura (PMDB). O novo espaço, que está sendo construído no Parque São Carlos, atenderá à população com estrutura adequada às necessidades de média complexidade.

“O UPA nada mais é do que um PA [Pronto Atendimento) em uma versão nova e sofisticada”, explica o secretário de Saúde, Sérgio Luiz dos Santos Jeremias. Ele antecipou que na unidade serão realizadas cirurgias de média complexidade, além de atendimento na área de traumatologia. “Tudo que for urgência e emergência será encaminhado à UPA. Lá teremos a estrutura necessária para realizar um atendimento de qualidade”, disse.

A unidade contará com clínicos gerais, traumatologistas e pediatras. “Hoje o PA realiza em média 350 atendimentos diários em um espaço que não foi construído para esse tipo de serviço. Com a UPA, que foi projetada especialmente para atender urgência e emergência, o atendimento será melhor. Os médicos e enfermeiros serão treinados para identificar a gravidade dos casos e realizar o atendimento baseado nos riscos de cada um”, afirma.

NOVAS CONTRATAÇÕES

Consciente da defasagem de médicos no município, a prefeita Márcia Moura garante estar trabalhando para solucionar o problema. “Somos incansáveis na busca de melhor qualidade de vida para nossa população. Sabemos da necessidade de novos médicos. As vagas estão abertas e esta semana estão chegando três novos médicos que irão ajudar a minimizar os problemas”, enfatiza.

Atualmente a Cidade conta com quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS ) – bairros Vila Alegre, Vila Nova, Santa Luzia e Parque São Carlos, sendo que cada uma delas atende em média cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Sérgio Jeremias explica que todas as UBSs possuem clínicos gerais, pediatras e ginecologistas. “Estamos resolvendo o problema das equipes de ESF. Cada uma delas atende 197 famílias. É um numero considerável de pessoas que recebem orientações. A ideia é prevenir, antes que eles precisem de atendimento mais sério”, observou.

EXPANSÃO

Por ser um programa que gera resultados, Sérgio Jeremias fala das intenções e melhorias para o ESF. “Hoje temos 16 equipes, queremos expandir esse número para 25. É mais qualidade de vida para nossa população. Com esse número conseguiremos detectar possíveis problemas e impedir que eles se agravem ”.

Cada equipe conta com um médico, um enfermeiro, um dentista, um agente comunitário de saúde, e um agente de endemias.

MUDANÇAS POSITIVAS

Todo o sistema de atendimento das clínicas do município está sendo informatizado. “Com o prontuário disponibilizado por via eletrônica aumentará o compromisso tanto dos médicos, quanto dos pacientes, pois todo o setor poderá acompanhar o tratamento”, avalia Sérgio.

POSTÃO

De acordo com a prefeita Márcia Moura, o Postão, denominação popular dada ao PA, não será fechado. “Estamos estudando as possibilidades de remodelar o local e a atuação, mas ele não será fechado”, garantiu a prefeita.