Veículos de Comunicação

COMÉRCIO EXTERIOR

Sete países retiram restrições à carne de frango do Brasil após caso de gripe aviária

Atualização do Ministério da Agricultura aponta que mais de 20 nações já liberaram as importações

Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai encerraram os bloqueios - Foto: Reprodução/Creative Commons
Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai encerraram os bloqueios - Foto: Reprodução/Creative Commons

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou, nesta sexta-feira (5), a lista de países que mantêm ou retiraram restrições à importação de carne de aves do Brasil, após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Segundo o governo federal, sete países deixaram de impor restrições às exportações brasileiras: Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai. Com isso, o total de nações que aceitam a carne de frango brasileira sem restrições chega a 24.

Por outro lado, 11 países ainda mantêm suspensão total das importações, entre eles China, União Europeia, Canadá, Chile e Peru. Outros 18 optaram por restrições apenas ao estado do Rio Grande do Sul, como Arábia Saudita, Reino Unido, Rússia e Coreia do Sul.

Há também restrições mais localizadas. Catar e Jordânia limitaram a suspensão ao município de Montenegro, onde o foco foi identificado. O Japão restringe a importação a três municípios: Montenegro, Campinápolis e Santo Antônio da Barra. Já países como Hong Kong, Singapura e Uzbequistão adotaram a chamada regionalização, reconhecendo zonas específicas de restrição conforme orientações internacionais.

As medidas seguem os parâmetros da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e do Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC), que orientam os países a adotarem critérios técnicos e regionais frente a surtos sanitários.