O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou, nesta sexta-feira (5), a lista de países que mantêm ou retiraram restrições à importação de carne de aves do Brasil, após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Segundo o governo federal, sete países deixaram de impor restrições às exportações brasileiras: Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai. Com isso, o total de nações que aceitam a carne de frango brasileira sem restrições chega a 24.
Por outro lado, 11 países ainda mantêm suspensão total das importações, entre eles China, União Europeia, Canadá, Chile e Peru. Outros 18 optaram por restrições apenas ao estado do Rio Grande do Sul, como Arábia Saudita, Reino Unido, Rússia e Coreia do Sul.
Há também restrições mais localizadas. Catar e Jordânia limitaram a suspensão ao município de Montenegro, onde o foco foi identificado. O Japão restringe a importação a três municípios: Montenegro, Campinápolis e Santo Antônio da Barra. Já países como Hong Kong, Singapura e Uzbequistão adotaram a chamada regionalização, reconhecendo zonas específicas de restrição conforme orientações internacionais.
As medidas seguem os parâmetros da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e do Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC), que orientam os países a adotarem critérios técnicos e regionais frente a surtos sanitários.