Colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aparecida do Taboado participaram, na manhã desta terça-feira (15/07), de um curso de Brigada de Incêndio promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do município.
A capacitação é realizada anualmente e faz parte das exigências legais para que a instituição mantenha sua certificação de funcionamento. Segundo a diretora pedagógica da Apae, Juliana Calisto, além de obrigatória, a formação tem se mostrado essencial no dia a dia da escola.
“Além da obrigatoriedade do documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, este curso tem sido fundamental para prestarmos os primeiros atendimentos aos nossos alunos em situações de emergência, como engasgos ou crises respiratórias”, destacou Juliana.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Aparecida do Taboado, capitão Raimundo, enfatizou a importância da brigada de incêndio nas instituições de ensino. Ele lembrou que há legislação específica que determina a presença de brigadistas capacitados em escolas públicas.
“Em nosso município, todas as escolas públicas e a Apae contam com funcionários treinados e certificados pelo Corpo de Bombeiros”, afirmou o capitão.
O curso tem como objetivo preparar os participantes para atuarem na prevenção e combate a princípios de incêndio, além de capacitar para a prestação de primeiros socorros em situações emergenciais. Entre os conteúdos abordados estão: teoria do fogo, classes de incêndio, uso correto de extintores, técnicas de evacuação e procedimentos básicos de primeiros socorros.
Assista a reportagem do RCN Notícias: