Seis fugitivos da delegacia de Ponta Porã escaparam da carceragem da 1ª Delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã, município localizado na região de fronteira com o Paraguai, do último sábado (11).
A fuga foi registrada por volta das 13h, quando os custodiados forçaram a grade de uma das celas e, em seguida, romperam o cadeado que dava acesso ao pátio externo da unidade. Após atravessarem o espaço, pularam um muro de mais de três metros e fugiram da delegacia.
As forças de segurança iniciaram as buscas imediatamente após detectarem a evasão. A Polícia Civil, por meio da Seção de Investigações Gerais (SIG), recapturou um dos fugitivos, de 44 anos. Já a Polícia Militar, com apoio da Força Tática, localizou e prendeu outros três homens, com idades entre 22 e 38 anos.
Identificação dos Foragidos
Os seis detentos foram identificados como Eduardo Overbeck, Eládio Barreto Rojas, Pedro Lucca de Lima Santos, Guilherme Crisóstomo Alves, Júlio César Marques Pérez e Estevan de Oliveira Alves. Até o momento, Pedro Lucca e Guilherme Crisóstomo, ambos oriundos do Paraná, permanecem foragidos.
Operação de Busca e Apreensão
Na manhã de domingo (12), as ações de busca continuaram em ritmo acelerado. Uma operação conjunta entre Polícia Civil, Polícia Militar, Força Nacional e autoridades paraguaias foi deflagrada em toda a linha de fronteira para impedir uma possível fuga internacional dos detentos ainda não localizados.
As circunstâncias que possibilitaram a fuga ainda estão sob apuração. Até o momento, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública não divulgou detalhes oficiais sobre as falhas que permitiram a evasão dos presos da unidade.
Colaboração da População
A Polícia Civil reforça o pedido de apoio da população para auxiliar nas buscas. Informações sobre os foragidos podem ser repassadas de forma anônima pelo número (67) 9639-2747.