A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Paraíba (FICCO/PB) cumpriu, nesta quinta-feira (18), mandados de busca e apreensão em Campo Grande, durante a Operação Stakeholders II. A ação tem como objetivo desarticular núcleos estratégicos de uma facção criminosa, atingindo diretamente setores financeiro, administrativo e de comando.
No total, foram expedidos pela Justiça 13 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e ordens de bloqueio de bens e valores. Além da capital sul-mato-grossense, a operação ocorreu em João Pessoa, Sertãozinho, Guarabira, Santa Rita e Campina Grande, todas na Paraíba.
Segundo as investigações, a facção mantinha um esquema de arrecadação ilegal por meio de contas bancárias e chaves PIX em nome de terceiros. O dinheiro era usado para compra de armas, logística e custeio de integrantes presos. O setor administrativo, operado por “cadastreiras”, gerenciava dados de membros e territórios dominados, enquanto o núcleo de comando decidia sobre execuções, expulsões e expansão territorial.
De acordo com a FICCO/PB, a intenção é enfraquecer financeiramente a facção e reduzir sua capacidade de atuação e liderança, atingindo ao mesmo tempo os principais pontos de sustentação da organização criminosa.