
Pessoas com 60 anos ou mais podem participar, neste segundo semestre, de atividades gratuitas oferecidas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) por meio do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi). São mais de 1,9 mil vagas distribuídas entre Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí e Três Lagoas.
As inscrições seguem abertas até o dia 8 de agosto e podem ser feitas pela internet, no site unapi.ufms.br, ou presencialmente nos campi da universidade. A iniciativa contempla 61 atividades de extensão, cultura e esporte, além de 16 disciplinas isoladas da graduação presencial.
Criado em 2011, o programa tem como objetivo ampliar a inclusão da pessoa idosa no ambiente universitário, promovendo o bem-estar físico, emocional e social por meio de ações voltadas à autonomia e à cidadania. Na prática, isso significa oportunidade de aprendizado e convivência em um espaço intergeracional.
Entre as atividades oferecidas estão: yoga, tai chi chuan, hidroginástica, capoterapia, dança de salão, inglês básico, informática, violão, xadrez, artesanato, jardinagem, coral, alfabetização e letramento, além de oficinas de empreendedorismo, Libras, musicalidade e culturas estrangeiras. Também será possível cursar disciplinas como Bioética, Saúde do Idoso e Introdução à Psicologia.
Cada idoso poderá se inscrever em até cinco atividades e duas disciplinas. As aulas começam no dia 18 de agosto.