
Mato Grosso do Sul já contabiliza 79 casos confirmados de dengue em 2026, segundo o boletim epidemiológico da 5ª semana divulgado nesta quarta-feira (11) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ao todo, o Estado contabiliza 816 casos prováveis, e nenhum óbito foi registrado ou está em investigação até o momento.
Vacinação em andamento
A campanha de vacinação já aplicou 223.322 doses do imunizante, de um total de 241.030 doses recebidas pelo Estado do Ministério da Saúde. O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de três meses, voltadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações dentro do grupo de 6 a 16 anos.
Segundo a SES, a vacinação é essencial para reduzir complicações e hospitalizações, além de prevenir surtos mais graves da doença.
Situação da Chikungunya
O boletim também traz informações sobre a Chikungunya. Em 2026, foram registrados 1.061 casos prováveis, sendo 367 confirmados, incluindo 7 casos em gestantes.
A secretaria alerta a população para evitar automedicação. Em caso de sintomas suspeitos de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde do município.