Veículos de Comunicação

Viagem De Sabores

Novas espécies de trufas são descobertas no Brasil e reforçam culinária

As trufas, que não são chocolate, são uma espécie de cogumelos que nasce em baixo da terra, em geral junto às raízes

Novas trufas no Brasil - Foto: Paulo Machado
Novas trufas no Brasil - Foto: Paulo Machado

O reino dos fungos traz para a gastronomia sempre boas surpresas, seja pelo uso de fungos distintos que atuam no sabor de queijos, como os de massa mole e até mesmo pela descoberta de cogumelos comestíveis, ou por causa de aromáticas trufas.

Há pouco mais de cinco anos o pesquisador Dr. Marcelo Sulzbacker descobriu a primeira trufa do Brasil, intitulada como Sapucay, nome dado por este colunista e que traduzindo do Guarani remete a palavra grito. Recentemente uma nova descoberta: a trufa bandeirante. Desta vez a descoberta ocorreu no Estado de São Paulo.

Agora, por último, mais uma novidade, desta vez no Estado de Minas Gerais. A descoberta é do Thiago Comenale, biólogo, que encontrou trufas do tipo branca (bianchetto) e que ainda não tem um nome em português, mas já é um símbolo de resistência das trufas no Brasil.

Comenale, descobridor dessa terceira trufa em território nacional e a primeira em Minas Gerais, faz um trabalho único com Panc e Func. Estes últimos seriam os Fungos Alimentícios não Convencionais. Estas trufas aparecem por conta de esporos que vieram nas raízes de árvores de avelã e que se distribuem nas regiões montanhosas da Serra da Mantiqueira, proximo a Monte Verde, Minas Gerais.