A economia mundial vem apresentando mudanças, diante do cenário de Guerra entre Rússia e Ucrânia. Pela observação do economista Hudson Garcia, houve uma escalada no preço do mercado de combustíveis, com a cotação do petróleo, que atingiu $ 97,78 o barril para compra. Durante a coluna CBN Finanças nesta terça-feira (1), o colunista explicou que isso já representa um crescimento de 6,5% no preço, nos últimos dez dias.
“O dólar que vinha namorando uma cotação abaixo dos R$ 5,00, como aconteceu no último dia 23/02, voltou a crescer com força e fechou ontem a cotação a R$ 5,15. Três por cento mais que na última quarta-feira. Então para os próximos dias já podemos contar com um comunicado da Petrobras de aumento do preço da gasolina diante dessa política de repasse ao consumidor né?!”, analisou.
Ainda de acordo com o economista, outros efeitos como o mercado de alimentos e câmbio, também serão impactados. “O gás natural, aonde a Rússia é hoje o maior produtor do mundo já está subindo e isso faz com que haja um impacto no custo ao Brasil. Além disso a Rússia é um dos maiores produtores de fertilizantes do mundo e a Ucrânia é a 4º maior. Então a gente pode realmente concorrer numa crise de desabastecimento e aí o impacto vai direto no Mato Grosso do Sul principalmente na produção agrícola, que é associada à questão cambial “, pontuou.