Na coluna CBN Carreiras desta segunda-feira (2), Eberson Terra fala sobre as redes sociais profissionais como o LinkedIn e seu uso para a busca de emprego. Além das dicas de como tornar seu perfil mais visível nesta rede social, o colunista fala, ainda, sobre uma plataforma brasileira denominada "Peixe", que funciona a partir da publicação de vídeos de 30 segundo, se assemlhando ao que cumpre o LinkedIn na questão profissional e ao Tik Tok, usado para entretenimento.
Eu acredito que o LinkedIn seja a maior rede social com esse foco profissional. Fale um pouco sobre como esse tipo de rede funciona e como o profissional pode se beneficiar dele.
O brasileiro adora navegar nas redes sociais, talvez sejamos um dos povos que mais interagem online. Mas por outro lado a gente percebe que aqui em Mato grosso do Sul o LinkedIn, é pouco conhecido e utilizado para se fazer networking e buscar um emprego.
Falando especificamente dessa rede, o LinkedIn tem mais de 15 anos de existência e nasceu como uma plataforma de currículo e troca de cartões virtualmente. A verdade é que o LinkedIn se transformou em uma rede social com o foco em troca de conteúdos profissionais e, principalmente, para você imprimir sua marca pessoal, o que na minha opinião, são os principais benefícios. Só no Brasil o LinkedIn tem mais de 50 milhões de usuários.
Quer dizer que o LinkedIn pode ser usado para fazer posts, ter seguidores e ainda buscar emprego?
Exatamente. Com o tempo, o foco do LinkedIn passou a ser o de marketing de conteúdo, tanto para empresas como para profissionais que buscam recolocação, um emprego melhor ou ainda vender seus produtos e serviços. Lá os profissionais contam um pouco sobre seus conhecimentos compartilhando experiências.
Então, ele deixou de ser apenas uma plataforma de emprego e de currículo para ser também uma rede social com cunho profissional. Hoje vemos grandes influenciadores de outras plataformas também criando conteúdo por lá e muita gente começando a capitalizar com publicidade.
Veja que lá é um oceano azul quando a gente compara com redes como o Instagram e Facebook justamente por estar apenas começando a ser explorado como um canal de vendas e de marketing de conteúdo.
Como você comentou no início, os profissionais da nossa região ainda utilizam pouco o LinkedIn como rede social. O que está faltando para os sul-mato-grossenses aderirem a essa plataforma?
Acredito que as empresas locais exploram pouco o potencial do LinkedIn como um recurso para busca de profissionais capacitados, logo, os profissionais que só visam o mercado local acabam não utilizando. Mas o poder do LinkedIn é muito grande e não deveria ser desconsiderado, principalmente, por que empresas nacionais começam a criar oportunidades e vagas para profissionais que estãoo em qualquer lugar do país.
Outra questão é que estamos vendo a chegada de novas empresas por aqui, que estão se estabelecendo na região e também usam o LinkedIn para divulgar vagas e até fazer todo o processo seletivo por lá.
Para quem ainda não criou seu perfil no LinkedIn, que vai começar a explorar a rede a partir de agora, quais são as dicas que você deixa para esses profissionais?
O primeiro ponto é determinar qual o motivo principal pelo qual o profissional está entrando no LinkedIn. Vou tentar aqui separar três dicas básicas, independente da intenção do profissional, mas que fazem muita diferença para ele ser visto por lá:
O primeiro é ter um perfil campeão, isso quer dizer preencher todos os campos do seu perfil, incluindo tudo o que diz respeito ao currículo. Perfis campeões tem cerca de 20 vezes mais exposição no LinkedIn do que aqueles que não preenchem tudo.
O segundo é que se o LinkedIn é uma rede social, produzir conteúdo e interagir com conteúdo de outras pessoas faz muita diferença para o seu perfil ser mais acessado e visto. Muitas empresas pesquisam as interações dos usuários por lá para identificar quais tipos de conhecimentos o profissional possui.
O terceiro é aprenda a criar conexões de valor de acordo com seu interesse, o famoso networking pode e deve ser feito por lá, mesmo nos momentos em que você não busca um novo emprego. É no momento em que você está bem que você consegue ter mais facilidade de trocar experiências sem parecer que está apenas buscando uma vantagem com a pessoa que está conversando.
Confira: