Veículos de Comunicação

EDUCAÇÃO

UFMS abre seleção inédita para pessoas com 60 anos ou mais em cursos de graduação

UFMS abre seleção inédita para pessoas com 60 anos ou mais em cursos de graduação

Ao todo, 156 vagas estão distribuídas em 107 cursos presenciais da instituição - Foto: Arquivo/Portal RCN67
Ao todo, 156 vagas estão distribuídas em 107 cursos presenciais da instituição - Foto: Arquivo/Portal RCN67

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu um processo seletivo exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais ingressarem em cursos de graduação, com oferta de vagas em todos os câmpus da instituição.

As inscrições são gratuitas, começaram nesta segunda-feira (19) e seguem abertas até 13 de fevereiro, com 156 vagas distribuídas em 107 cursos de graduação.

O processo seletivo, denominado UFMS 60+, permite que pessoas com 60 anos ou mais e com ensino médio concluído concorram a vagas regulares de graduação. A seleção será realizada de forma on-line, com classificação baseada na documentação apresentada no momento da inscrição.

Segundo a UFMS, os candidatos poderão utilizar resultados do Enem, do Encceja, de vestibulares anteriores da própria Universidade ou, alternativamente, o histórico escolar do 3º ano do ensino médio, acompanhado de uma carta de intenção. Pessoas que estejam ou já tenham participado da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) terão prioridade no processo.

As vagas estão distribuídas entre cursos presenciais oferecidos nos câmpus da UFMS em todo o Estado. Entre os destaques está o curso de Educação Social – Tecnologia, que disponibiliza 50 vagas no município de Campo Grande.

Prazos e Resultados

O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para o dia 19 de fevereiro, enquanto o resultado final e a convocação para matrícula devem ser divulgados no dia 24. As informações completas sobre critérios, prazos e documentação estão disponíveis no edital publicado na página Ingresso UFMS.

O processo seletivo integra o Programa UFMS 60+, aprovado em 2025, que busca ampliar a participação de pessoas idosas na vida acadêmica. A iniciativa dá continuidade a ações já desenvolvidas pela Unapi, que oferece atividades de ensino, extensão e disciplinas isoladas de graduação para o público com 60 anos ou mais em diferentes câmpus da Universidade.

*Com informações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul