RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Você sabe qual é a quantidade de queda de fios de cabelo por dia considerada normal?

Dermatologista explica o que é alopecia, quais os tipos e quando a queda de cabelo deixa de ser normal

Por Glória Maria
26/05/2022 • 13h00
Compartilhar

Queda de cabelo, baixa autoestima, regiões no couro cabeludo com pouco ou nenhum cabelo. Esses são alguns sintomas da alopecia.  

A queda de cabelo já é um aviso que há algo que não está legal. Geralmente o paciente percebe a queda no travesseiro e no banho, e se você passar a mão e cair mais de seis fios é porque algo está errado.

Por dia a média é cair menos de 50 fios, se esse número for maior é porque tem algum problema e deve ser investigado. O Dr. Alexandre Moretti, dermatologista da Unimed Campo Grande, explica sobre a doença.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Quando ocorre uma miniaturização e afinamento do fio, principalmente nos homens, é por conta da testosterona e di-hidrotestosterona, especialmente em áreas do couro cabeludo. Nas mulheres o porquê ocorre, a fisiopatogenia, ainda é incerta. Os que têm essa condição geralmente possuem uma história familiar, é algo genético", destacou.   

A alopecia provoca a queda de cabelos e pelos em qualquer parte do corpo entre homens e mulheres. Essa condição pode surgir por influências do estado emocional, genético, traumas físicos e quadros infecciosos.

Foi o que aconteceu com o motorista de aplicativo Luciano Pinheiro, de 26 anos, diagnosticado em 2021 com a doença. Entre as possíveis causas estão o estresse do trabalho e a pandemia.

"Começou com uma falha no pescoço do tamanho da circunferência de um lápis e atualmente não tenho mais um 1/4 de pelos da barba. Simplesmente parou de crescer", afirmou o motorista de aplicativo.

Segundo o médico Alexandre Moretti, nos homens o padrão de queda são as entradas e o cocuruto. Já nas mulheres, as quedas costumam ser difusas, na risca do couro cabeludo e vai abrindo nas laterais, ocorrendo uma queda progressiva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande