RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Vacinação de adolescentes sem comorbidades não será suspensa em MS

Afirmação foi feita pelo secretário estadual de saúde após Governo Federal recomendar paralisação

Por Thais Cintra
16/09/2021 • 16h20
Compartilhar

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (15), uma nota informando que a vacinação contra a covid-19 em adolescentes deve ser restrita a apenas três grupos: adolescentes com comorbidades, deficiência permanente e adolescentes privados de liberdade. Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo a Resende, a imunização para faixa etária entre 12 a 17 anos em Mato Grosso do Sul vai continuar. “Não podemos de forma alguma paralisar esse processo vacinal. Se ‘seu’ adolescente ainda não tomou a vacina, ele deve receber o imunizante, e, se tomou a primeira dose não há nenhum efeito grave adverso no estado que implice na paralização”, destacou.

A nota do Ministério da Saúde vai contra ao que foi publicado pela pasta no último dia 2 de setembro, no qual todos os adolescentes com idade entre 12 a 17 anos receberiam o imunizante da Pfizer. Dados da plataforma Localiza-Sus, apontam que mais de dois milhões de crianças e adolescentes começaram o ciclo vacinal contra à covid-19 até o momento. No estado, 162.900 mil adolescentes sem comorbidades já foram imunizados com a primeira dose. Outros 5.040 receberam o imunizante com a 2ª dose. A todo, 278.267 adolescentes com e sem comorbidades foram vacinados. 

O médico infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Julio Croda, diz que diz que é importante priorizar a vacinação de determinados públicos. Feito isso, os estados podem e devem dar continuidade na imunização de adolescentes. “Uma coisa é priorizar. A gente deve dar preferência para a 2ª dose, idosos e imunossuprimidos. Depois que atendermos estes grupos, aí sim vem os adolescentes. Cada estado deve seguir o que o Ministério da Saúde determina, pois não há risco eminente para este público”, alegou.  

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), diversas unidades federativas já iniciaram a vacinação dos adolescentes com a vacina da fabricante Pfizer, fundamentada na autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conforme o documento, a vacinação de todos os adolescentes é segura e necessária. A recomendação do Ministério da Saúde é para que os estados e municípios completem a vacinação da população acima de 18 anos antes de começar a imunização deste público.

A Secretaria de Estado de Saúde reitera que não há registro de caso de efeito adverso da vacina em adolescentes em Mato Grosso do Sul e reforça que pais ou responsáveis continuem vacinados os adolescentes com ou sem comorbidades, até que o esquema vacinal seja completado. A SES destaca que caso surjam novas informações sobre a vacinação de adolescentes, o assunto será amplamente divulgado a toda população sul-mato-grossense.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande