RÁDIOS
Campo Grande, 28 de abril

Capital registra 118 denúncias de maus-tratos aos animais em fevereiro

Subea reforça canal de denúncias e consultas veterinárias gratuitas para a população

Por Isabela Duarte
05/03/2024 • 15h30
Compartilhar

Em fevereiro, a equipe de Monitoramento em Bem-Estar Animal (MOBEA) atendeu a 118 casos de denúncias de maus-tratos, orientando e alertando tutores. De acordo com a Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), o acompanhamento tem função educativa e preventiva.

A titular da pasta, Ana Luiza Lourenço, comenta que o órgão recebe, em média, três denúncias por dia. “Mesmo no mês mais curto do ano, conseguimos atender esse número expressivo de ocorrências. O animal tem grande importância dentro da família da maioria das pessoas; por isso, hoje, situações de maus-tratos não são toleradas”.

Três dessas denúncias precisaram ser encaminhadas para a delegacia especializada nesse tipo de crime. A Subsecretaria chama atenção para os casos de animais com sinais clínicos de doenças graves e que são tratados de forma inadequada.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante as visitas, os veterinários realizam a anamnese dos animais e, em várias situações, é constatada a possibilidade de o animal estar com leishmaniose ou outra doença, sendo medicado pelo tutor de forma inadequada, sem ter passado por um especialista.

Nesses casos, o tutor é orientado a ir até o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para realizar o teste de leishmaniose gratuitamente e, caso o resultado seja positivo, e o tutor se comprometer a realizar o tratamento do animal, a Subea disponibiliza consulta veterinária e prescrição para o tratamento adequado.

As denúncias de maus-tratos devem ser realizadas através do canal Fala CG-156.

Consultas

A Subea disponibiliza, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, consultas veterinárias gratuitas. São distribuídas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30, e 15 senhas pela tarde, a partir das 13h.

O tutor deve vir até a unidade de atendimento com o seu animal, além de documento com foto, comprovante de residência e o número do NIS.

O endereço é Rua Rui Barbosa, 3538, Centro. Para contato com a Subsecretaria, o telefone é 2020-1397.

*Com informações da Prefeitura de Campo Grande

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande