RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Denúncias de violência doméstica podem ser feitas em cartórios de MS

Unidades aderiram à campanha nacional para prestar auxílio às mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Giovanna Dauzacker
25/10/2021 • 14h35
Compartilhar

Vítimas de violência doméstica podem, a partir desta segunda-feira (25), formalizar a denúncia em um dos 174 cartórios de Mato Grosso do Sul. As unidades integram a campanha nacional Sinal Vermelho, que tem como objetivo incentivar e facilitar as denúncias de qualquer tipo de abuso dentro do ambiente doméstico.

“Os Cartórios estão presentes em toda a vida do cidadão por suas diversas funcionalidades. Então, fazer deles uma ferramenta de denúncia segurança para a população, especificamente as mulheres, é uma missão a qual não devemos nos furtar”, afirma o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil do Estado (Anoreg/MS), José Baltazar.

Em Mato Grosso do Sul, 17.296 mulheres registraram Boletim de Ocorrência por algum tipo de violência no ano passado, segundo informações do governo estadual. Somente nos primeiros sete meses de 2021, foram 22 vítimas registradas pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS).

Segundo dados da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), mais de 17 milhões de mulheres foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual entre agosto de 2020 e julho de 2021, número que representa 24,4% da população feminina com mais de 16 anos que reside no Brasil.

Já as chamadas para o número 180, serviço que registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, tiveram aumento de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço do governo federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande