RÁDIOS
Campo Grande, 30 de abril

Imunizados terão carteirinha de vacinação contra à covid-19

Caso o usuário não tenha acesso à internet, documento digital poderá ser emitido na hora em unidades de saúde na capital

Por Thais
23/03/2021 • 13h15
Compartilhar

Usuários que se vacinaram contra a Covid-19 na capital, irão utilizar um documento digital de vacinação conforme a Prefeitura de Campo Grande. Com a nova carteirinha, os vacinados terão acesso ao local de imunização e a data sugerida para a aplicação da dose de reforço, caso ainda não tenha recebido. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), quem não tiver acesso à internet, poderá retirar o comprovante impresso no local de vacinação pelo sistema.

Para ter acesso, o usuário deve entrar no site: vacina.campogrande.ms.gov.br e fazer o login preenchendo as informações de cadastro. Automaticamente os dados serão gerados e no canto inferior esquerdo é possível fazer o download do documento digital de vacinação, clicando sobre o botão indicado.

O cadastro está disponível para os seguintes públicos:

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Trabalhadores da Saúde
  • Idade a partir de 75 anos
  • Idosos em instituições de longa permanência
  • População Indígena Aldeada
  • Idade entre 65 e 74 anos
  • Deficientes acamados com lesão medular grave acima de 18 anos
  • População Quilombola

 

Segundo o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia e Informação (Agetec), Paulo Fernando Garcia Cardoso, a carteirinha digital foi desenvolvida para dar mais segurança e auxiliar no processo de identificação do usuário. Caso o usuário não tenha acesso a internet, é possível que o comprovante seja impresso no local de vacinação diretamente do sistema.

“Nos drives, unidades, hospitais, ao invés do funcionário preencher os dados da pessoa vacinada, ele pode gerar o documento e imprimir o comprovante pra pessoa levar. Mas a proposta é que a pessoa possa ter acesso ao comprovante de qualquer dispositivo com conexão a internet, tornando esse processo sustentável, considerando a economia gerada pela redução da emissão do comprovante impresso”, pondera.

Tecnologia

O processo de vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande é considerado referência em organização e transparência. O bom resultado obtido até o momento é fruto de diversas estratégias adotadas pelo Município, entre elas o investimento em ferramentas tecnológicas, a exemplo do sistema de identificação prévia desenvolvido pela Agetec em parceria com a Sesau.

O cadastro prévio realizado no site vacina.campogrande.ms.gov.br ajuda a reduzir em até 10 minutos o tempo de espera a cada usuário no ato de vacinação, evitando assim filas e eventuais trasntornos e aglomerações nos pontos de vacinação. A liberação para novos públicos serão feitas a medida em que novas doses sejam enviadas ao Município e, consequentemente, houver a ampliação do público-alv0.

Como se cadastrar?

1- A pessoa apta a receber a vacina acessa o endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br através de dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde; 

2- Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros); 

3- Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela Sesau/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema; 

Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, a Sesau irá informar através desse sistema a data e o local de vacinação da pessoa já identificada, como forma de diminuir as filas e o tempo de permanência nesses locais, evitando aglomerações. 

A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande