RÁDIOS
Campo Grande, 19 de julho

Juros do consignado para aposentados vão subir

Índice deve ficar em 2,14% ao mês a partir de janeiro, segundo o INSS

Por Rosana Siqueira
07/12/2021 • 10h00
Compartilhar

As taxas de juros do empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão subir de 1,80% ao mês no empréstimo e 2,7% ao mês no cartão para 2,14% e 3,06%, respectivamente, a partir de janeiro do ano que vem. As novas taxas foram aprovadas ontem por unanimidade pelo Conselho Nacional da Previdência Social.

O reajuste nas taxas foi um pedido da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), para quem a alta dos juros é necessária para que a oferta de crédito do tipo continue sendo feita a aposentados e pensionistas. Mas, segundo o CNPS, o que motivou o reajuste foi o aumento na taxa básica de juros (Selic) e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos meses.

O aumento dos juros, foi atrelado a políticas de educação financeira para os aposentados e pensionistas do INSS via grupo de trabalho que irá instituir o Programa Permanente de Cidadania Financeira e Previdenciária – que será financiado com recursos das instituições financeiras que operam com empréstimos consignados. O grupo também deve discutir iniciativas para ampliar a transparência, concorrência e redução de custos dos empréstimos consignados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande