RÁDIOS
Campo Grande, 27 de abril

No Dia da Constituição, especialista alerta para epidemia de emendas

CF de 88 continua moderna, sem necessidade de grandes ajustes

Por Karina Anunciato
25/03/2024 • 11h30
Compartilhar

O dia 25 de março marca o Dia da  Constituição. Atualmente, no Brasil está em vigência a Carta Magna de 1988. No entanto, ao longo da história, o país soma oito constituições elaboradas. 

Em entrevista ao Jornal CBN CG, o professor de Direito Constitucional, da Faculdade de Direito da UFMS (Fadir/UFMS), Sandro Oliveira, disse que este número de redações representa os diversos momentos sociais brasileiros.

“Alguns destes, como a primeira Constituição de 1824 foi imposta. Naquele momento, Dom Pedro elaborou a primeira Carta que atendia os anseios da monarquia. Depois outros oito momentos se sucederam, alguns também impostos [...] até chegar a Constituição atual de 1988, chamada de Cidadã”. 

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trinta e seis anos depois da sua promulgação, para o Doutor em Direito Constitucional e Membro Consultor  da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais – Conselho Federal/OAB, a atual Carta Magna segue sem necessidade de grandes ajustes, o que preocupa é a banalização de emendas.

“A própria Constituição já previa possíveis mudanças, ajustes. Mas elas devem servir para atualizar o momento e não atender a anseios políticos”, justificou Oliveira. Acompanhe a entrevista completa.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande