Veículos de Comunicação

4

Após retração no 3º tri, mercado prevê crescimento menor em 2013

Analistas do mercado financeiro revisaram para baixo a projeção de crescimento para este ano após a divulgação do PIB negativo no terceiro trimestre. 

A expectativa agora é que a economia do país avance 2,35% neste ano, ante estimativa anterior de 2,5%. 
 
Os dados são do Boletim Focus, do Banco Central, que reúne as projeções de cerca de cem instituições do país. 
Na semana passada, o IBGE divulgou uma queda de 0,5% no PIB do terceiro trimestre, que ofuscou o crescimento acima do esperado no período anterior. 
 
Uma retração forte do investimento liderou as perdas e aumentou as incertezas para os últimos três meses do ano. A indústria, outro destaque no segundo trimestre, também perdeu fôlego. 
 
Os analistas mostram agora também menor otimismo com o setor. A previsão para produção industrial foi revisada para 1,63%. Há um mês, a expectativa era de avanço de 1,72%.
 
Outra frente de piora na visão dos analistas se dará nas contas externas, cujo deficit já é estimado em R$ 80 bilhões. 
 
Entram nessa conta as transações de bens (exportações e importações), serviços e rendas do país com o exterior. A piora deixa o país exposto às turbulências externas. 
Em contrapartida, há uma percepção de melhora na evolução dos preços, que devem encerrar o ano com menor pressão. A previsão para o IPCA, usado como referência para as metas do Banco Central, foi reduzida para 5,70% depois de um longo período próximo de 5,8%.