Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Setor agrícola conta com aplicativos que auxiliam o produtor rural com atividades rotineiras

Os apps, em sua maioria, estão em plataformas disponíveis para download grátis tanto para sistema iOS como para Android

O mercado agrícola utiliza há décadas máquinas tecnológicas no campo como forma de facilitar o trabalho rural. A novidade no setor é que o produtor rural está cada vez mais aberto à incorporação da tecnologia como aliada em suas atividades no campo. Exemplo disso são os mais variados aplicativos lançados para smartphones e tablets. Alguns são de conteúdos informativos e outros que auxiliam o produtor na detecção de pragas.

Os apps, em sua maioria, estão em plataformas disponíveis para download grátis tanto para sistema iOS como para Android.

O Jornal do Povo testou dois dos aplicativos mais bem falados e instalados, que são “Digilab 2.0” e “FarmLogs”.

O primeiro trata-se de um microscópio digital que auxilia o produtor na identificação e no diagnóstico de problemas na lavoura, como o controle de pragas. Por meio de uma fotografia, o app permite que a imagem seja ampliada em até 200 vezes, permitindo a comparação com um vasto banco de dados e imagens das principais doenças, pragas e plantas daninhas. Dessa forma, o administrador rural não precisa enviar amostras de plantas e pragas ao laboratório e esperar pelo resultado, pois o aplicativo dispõe de um GPS que define o georreferenciamento da lavoura.

O segundo app foi desenvolvido nos Estados Unidos e oferece ao produtor rural dados do plantio e da colheita de suas lavouras, informações sobre as características do solo e a quantidade exata de chuva que cai em cada parte de sua propriedade. Com isso, o aplicativo possibilita que este produtor programe a irrigação e a quantidade precisa de fertilizantes. O objetivo do app é ajudar os produtores rurais a mapear seus campos de forma que ele possa explorar mais as áreas que são capazes de produzir mais.