RÁDIOS
Três Lagoas, 27 de abril

Ansiedade de Final de Ano

Leia o Artigo do Jornal do Povo, deste sábado (16)

Por Da Redação
16/12/2023 • 06h35
Compartilhar

Ansiedade de Final de Ano. Ah, aquele momento especial em que todos estamos ansiosos, angustiados e sofrendo por não ter alcançado as metas que estabelecemos para nós mesmos. É realmente uma época mágica, repleta de culpa e frustração. Mas fique tranquilo: você não está sozinho nessa!

A ansiedade de final de ano muitas vezes é alimentada pela nossa capacidade inata de nos culparmos por não termos alcançado todas as metas desejadas. Sentimos aquela angústia pulsante no peito, como se estivéssemos em uma maratona e não conseguíssemos chegar sequer à metade.

A culpa e a frustração podem ser nossas maiores inimigas quando se trata do bem-estar emocional. Ficamos nos cobrando por cada meta não alcançada, como se isso fosse prova de que somos um fracasso ambulante.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas vamos com calma, pois todo mundo tem metas não alcançadas.

É normal sentir-se mal quando não conseguimos atingir o que queríamos, mas precisamos lembrar que somos humanos. E falhar faz parte do pacote. A vida é uma montanha-russa de altos e baixos, então não adianta se culpar por não estar no topo o tempo todo.

A Terapia Cognitivo-Comportamental pode trazer uma série de benefícios para aqueles que sofrem com a ansiedade de final de ano. Vamos dar uma olhada em como essa abordagem pode ajudar a aliviar a angústia de não ter alcançado as metas desejadas.

Primeiramente, a TCC auxilia no entendimento e no tratamento dos pensamentos negativos que podem surgir nesse período. Ela nos ajuda a identificar esses pensamentos distorcidos e a substituí-los por pensamentos mais realistas e construtivos. Além disso, também nos ensina técnicas de manejo do estresse e da ansiedade, como a respiração profunda e a prática de mindfulness. Essas estratégias nos ajudam a lidar de forma mais saudável com as pressões e expectativas que podem surgir nessa época do ano.

Outro benefício importante da TCC é a oportunidade de receber apoio emocional e psicológico de um profissional qualificado. O terapeuta pode nos ajudar a explorar e compreender as razões por trás das metas não alcançadas, reduzindo assim a sensação de culpa e de fracasso.
Por fim, a TCC nos capacita a desenvolver habilidades de autoavaliação e planejamento para o próximo ano. Através desse processo, somos capazes de definir metas realistas e criar estratégias para alcançá-las, evitando assim a repetição do ciclo de ansiedade e angústia.

Em suma, ela nos ajuda a transformar pensamentos negativos em positivos, ensina técnicas para gerenciar o estresse e proporciona apoio emocional durante esse período desafiador. Não deixe que a ansiedade te consuma, procure um profissional e dê um passo em direção a um final de ano mais tranquilo e feliz.

por Marihá Lopes- psicóloga clínica, especialista em terapia cognitiva comportamental e Doutora em Psicologia Social.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas