RÁDIOS
Três Lagoas, 01 de maio
INTERNO: BANNER BRILHANTE TESTE

Aumento de capivaras preocupa Secretaria do Meio Ambiente

Preocupação aumenta agora com os casos de febre maculosa registrados no interior de São Paulo

Por Ana Cristina Santos
30/06/2018 • 11h10
Compartilhar

O aumento da quantidade de capivaras na Lagoa Maior de Três Lagoas tem preocupado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que tem feito levantamento semanal do número de animais que habitam o local. A preocupação aumenta agora com os casos de febre maculosa registrados em Americana, no interior de São Paulo. 

O município paulista  entrou em estado de alerta após confirmar sete mortes decorrentes da doença, causada pelo carrapato estrela, que se hospeda em capivaras. Se o carrapato estiver infectado com a bactéria rickettsia rickettsii, transmite a febre. A secretaria tem feito um trabalho de varredura no gramado da Lagoa, mas nenhum carrapato foi localizado.

Há um ano e meio, levantamento da secretaria revelava a existência de 150 capivaras. A última contagem feita há uma semana, aponta a existência de 201.  Desse total, 144 são adultos e 57 filhotes.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RISCO MAIOR
A situação se agrava agora no período de estiagem devido à falta de vegetação. No entanto, a secretaria alega que não existe falta de alimentos para os animais. De acordo com o secretário da pasta, Celso Yamaguti, neste momento, o número de capivaras preocupa mais do que os jacarés, que sempre causam mais polêmica.

No início do mês, o promotor de Justiça, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, moveu uma ação civil pública contra a prefeitura, solicitando a retirada de todos os jacarés da Lagoa Maior.  Nesta semana, a juíza da Vara da Fazenda e Registros Públicos de Três Lagoas, Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, solicitou parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), à respeito da retirada dos jacarés da Lagoa.

De acordo com levantamento da secretaria, há três jacarés adultos, com dois metros de comprimento e nove de porte médio habitando a Lagoa. 

No ano passado, por medidas de segurança e cuidado com os animais, a secretaria levou três jacarés da espécie do papo- amarelo para uma área de reserva da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), em Brasilândia.

Em resposta a ofício encaminhado pela Justiça, a Prefeitura de Três Lagoas informou que a lagoa é o habitat de jacarés, sem contar que a retirada dos animais do local provocaria o desiquilíbrio da cadeia alimentar e do meio ambiente. Segundo Yamaguti, após a retirada de três jacarés houve, ano passado, esse aumento de capivaras.

O manejo das capivaras, assim como de jacarés, disse o secretário, só ocorrerá após conclusão de estudo e de pareceres técnicos, ou por decisão da Justiça. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas