RÁDIOS
Três Lagoas, 30 de abril

Futuro prefeito deve manter política de incentivos para atrair indústrias

Localização estratégica de Três Lagoas é importante, mas não o suficiente para atrair investidores

Por Ana Cristina Santos
03/09/2016 • 10h39
Compartilhar

* Dando sequência a série de reportagens especiais sobre os desafios do próximo prefeito de Três Lagoas, o Jorna do Povo aborda, nesta edição, o setor de indústria e comércio. Um dos mais importantes na geração de emprego e renda.

Devido a sua localização privilegiada, Três Lagoas conseguiu atrair várias indústrias a partir da década de 1990. Apesar de estar em uma posição geográfica estratégica, na divisa com o Estado de São Paulo, e nas proximidades de mais quatro Estados (MG, GO, PR e MT), a localização, apenas, não é o suficiente para atrair investidores.

Além disto, benefícios fiscais são atrativos para a instalação de indústrias. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, André Milton, a próxima administração de Três Lagoas precisará continuar com uma política de incentivos fiscais para atrair investidores.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Para o empresário, a conta precisa fechar. Estamos um pouco afastados da cadeia de fornecimento de matéria prima e também da cadeia de consumo dos produtos finais. Para que a logística, custo de frete, de preparo da mão de obra, se equalize, os benefícios fiscais são importantes para isso”, destacou.

Os incentivos fiscais oferecidos pelo município são: doação de área para a instalação de indústrias, isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), durante o período de construção do empreendimento e, em alguns casos, redução do ISS para serviços que não estejam ligados diretamente à obra, bem como do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“O ponto forte mesmo é o benefício do Estado, que é o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços]”, explicou.

* Empresários de Três Lagoas esperam de novo prefeito estímulo ao comércio

SERVIÇOS
Além disso, o secretário  entende que, mais do que desafios, Três Lagoas tem oportunidades nesta área. “A atração de investimentos industriais é uma questão que não pode parar, mas temos grandes oportunidades com capacidade de gerar emprego e renda. Existem vários serviços que são tomados fora de Três Lagoas, que poderiam ser feitos aqui, como de manutenção de equipamentos, fornecimentos de peças e de manutenção de veículos pesados. Ou não são encontrados aqui, ou que precisam aprimorar na qualificação. São empreendimentos, negócios que geram empregos, que ajudam na qualificação da mão de obra e geram arrecadação”, destacou.

Segundo André Milton, em razão do atual cenário econômico, a indústria “está acanhada”. No entanto, ressaltou que, a demanda por serviços, não param, principalmente pelas indústrias já instaladas em Três Lagoas. “Entendo que ai está a grande oportunidade”, frisou.

INDÚSTRIAS
De acordo com o secretário, Três Lagoas tem aproximadamente de 65 indústrias, distribuídas em 19 segmentos. Segundo André, o município deve receber novos investimentos nos próximos anos, e a próxima administração, terá papel importante nesse processo. “Em algum momento, a política de incentivos fiscais no Brasil, tende a se igualar e, quando isso acontecer, Três Lagoas precisa ter feito à lição de casa, tendo um ‘mix’ de infraestrutura bem feito. E que, nosso diferencial não seja apenas os incentivos fiscais.  Que seja fácil sair daqui e ir de ferrovia para Santos, que a malha ferroviária no Estado garanta segurança no transporte dos produtos. Que, com o porto seco, possamos oferecer menos gastos e um desembaraço para as empresas que vão exportar. Além disso, a cidade precisa melhorar a infraestrutura básica para que os investidores tenham interesse em vir para cá”, salientou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas