RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Sanesul alerta população e recomenda o uso consciente para não faltar água

Com a falta de chuvas que afeta os níveis de água dos rios e a produção natural dos poços, Sanesul alerta para o uso consciente de água

Por Ana Cristina Santos
21/08/2021 • 10h00
Compartilhar

Devido ao nível muito baixo dos rios e a produção natural dos poços no limite, a empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), alerta a população para uso consciente da água. O alerta ocorre no momento da maior crise hídrica do século.

Mesmo com a falta de chuvas afetando os níveis de água dos rios e a produção natural dos poços, a Sanesul não tem registrado nos municípios falta de água permanente, nem racionamento.

Para garantir o fornecimento de água nas cidades e distritos, a Sanesul tem feito investimentos em novos poços, tem monitorado os níveis dos rios, e também desenvolveu um plano de contingenciamento para algumas cidades.  “É importante esclarecer que, esse é um plano de contingenciamento em razão da escassez de chuvas. Não há falhas de reservação nem de distribuição de água no Estado. O momento é atípico e acontece em todo o país já causando racionamento em grandes cidades. Em Mato Grosso do Sul, os sistemas de abastecimento de água são bem equilibrados, sofremos agora na operação em razão da baixa produção natural dos poços por causa da falta de chuvas”, disse o diretor presidente da Sanesul, Walter Carneiro.

Ainda segundo a Sanesul, com a perda de produção natural dos poços e baixo nível dos rios, a situação tem exigido atenção redobrada da empresa e seu corpo técnico, com ações preventivas e investimentos, para que não chegue ao ponto de fazer racionamento.

“Não queremos que chegue a esse ponto de fazer rodízio ou faltar água nos municípios de Mato Grosso do Sul. Nós estamos monitorando isso muito de perto e o nosso planejamento é para que isso não aconteça”, ressaltou Walter.
Sem as chuvas, os mananciais não são abastecidos e os poços também ficam no limite de produção. Por esse motivo, a empresa pede a colaboração da população para evitar o desperdício de água. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas