Veículos de Comunicação

3

Movimento de cartórios eleitorais já começa a crescer

Na 9ª Zona Eleitoral do MS, o movimento já teve aumento de 40%, nesta segunda-feira

-
-

Os cartórios eleitorais de Três Lagoas adotaram, desde ontem, horário especial para atender eleitores que desejam regularizar ou tirar título eleitoral. O movimento já aumentou em 40% na 9ª Zona Eleitoral do Mato Grosso do Sul, segundo funcionários. O prazo encerra nesta quarta-feira, 150 dias antes do primeiro turno das eleições marcadas para 5 de outubro.

Na 51ª Zona Eleitoral do município, o movimento também aumentou, mas a chefe do Cartório, Regiane Nascimento Santos, não soube informar em quanto foi esse crescimento. “Na manhã desta segunda-feira, apesar de termos recebido mais eleitores, não poderia dizer que foi expressiva essa mudança. Mas acredito que na terça vá aumentar mais e na quarta, com certeza a procura é maior. Os brasileiros acabam mesmo deixando para o último dia”, explica a chefe da unidade.
 
Regiane lembra que, por não se tratar de uma eleição municipal, esse crescimento da movimentação de pessoas em busca da emissão da primeira via do título eleitoral – no caso de jovens com mais de 16 anos; de fazer a transferência ou regularizar a situação – caso tenha deixado de votar nas eleições; deva ser baixo. “Se fosse eleição nacional, com certeza muitas pessoas buscariam os serviços”, avalia.
 
O mesmo prazo vale para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, que precisam solicitar a transferência para seções especiais.As seções adaptadas são dotadas de rampas e elevadores. Para o Tribunal Superior Eleitoral, o cidadão com deficiência é um eleitor comum e tem a obrigação de votar, como todos os outros alfabetizados que tenham entre 18 e 70 anos.
 
DOCUMENTAÇÃO
Para solicitar a emissão de novo título, os documentos necessários são: cópia do documento oficial com foto e comprovante de residência, que deve estar em nome de quem vai solicitar o título. Homens com idade entre 18 e 45 anos devem levar também o certificado de quitação do serviço militar.
 
O jovem David Mancuelho de Oliveira, que completou 18 anos no mês de março deste ano, buscou a emissão do seu primeiro título eleitoral. 
 
Quem tem título eleitoral, mas mudou de Município ou Estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral, deve levar o título de eleitor, documento com foto e comprovante de residência, que pode ser de telefone, água, energia – desde que esteja no nome do interessado ou dos pais. 
 
Segundo a chefedo Cartório Eleitoral da9ª Zona Eleitoral, Vanessa Barroso, também pode ser utilizado como comprovante de endereço, uma nota fiscal com data e endereço; atestado de matrícula,que tenha data, de alguma escola de Três Lagoas. “A pessoa precisa residir no novo domicílio há, pelo menos, três meses”, destaca Vanessa.
 
Já os eleitores que deixaram de votar nas últimas eleições, mas desejam regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, deve comparecer ao cartório munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. É cobrada multa de R$ 3,50 por turno que deixou de votar.
 
Vale destacar que, o voto éopcional apenas para quem é analfabeto, tem 16 ou 17 anos e mais de 70.
 
O eleitor que deixa de votar e não justifica a ausência, pode ter o título cancelado e será proibido de obter financiamento em banco público, efetuar matrícula em instituição federal, tirar passaporte e assumir cargo público.
 
O horário normal de atendimento é das 12h às 17h. Mas desde ontem, os cartórios eleitorais da 9ª e da 51ª Zonas Eleitorais estão permanecendo abertos das 8h às 18h. O segundo turno acontece dia 26 de outubro. Em ambas as zonas eleitorais de Três Lagoas existem, aproximadamente, 71,8 eleitores, divididos em 209 seções, conforme dados do Tribunal Regional Eleitora de Mato Grosso do Sul (TRE/MS).