Veículos de Comunicação

Cidade

Curso de Formação Profissional das Pessoas com Deficiência

Qualificação, destinada a jovens entre 19 e 29 anos, é desenvolvida pela Unepe em parceria com a Petrobras

Curso será para empacotador e repositor de mercadoria -
Curso será para empacotador e repositor de mercadoria -

A Rede Brasileira de Cooperação ao Desenvolvimento (UNEPE), em parceria com a Petrobras beneficiou Três Lagoas, por meio da Secretaria de Assistência Social, com curso “Qualificação Profissional das Pessoas com Deficiência”. Para a realização da formação será contratado um instrutor em educação especial com salário inicial de R$795,60 com reajuste para R$ 828,18 em 2015. A carga horária é de 20 horas semanais e as aulas começam em maio.

A contratação serápela própria UNEPE com intermédio da Secretaria de Assistência Social. “O contrato será regido de maio de 2014 a novembro de 2015. Nesse período serão três turmas, sendo que o curso tem duração de três meses com carga horária de 180hrs/aula. A primeira turma iniciará em maio, as demais em fevereiro e junho de 2015”, explicou Gabriela Zani, diretora de Proteção Básica da Assistência Social.
Os cursos aberto para Três Lagoas são para repositor de mercadoria e empacotador, atendendo pessoas com deficiência intelectual leve e física. “Esse curso vai permitir a inclusão social dessas pessoas, além de capacita-las para o pleno exercício da cidadania por meio da qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho”, comentou Gabriela.
 
PROJETO
O projeto, segundo dados cedidos pela Secretaria de Assistência Social, tem duração de dois anos e beneficiará cerca de 60 pessoas com deficiência entre 19 e 29 anos de idade que estejam cursando no mínimo o ensino fundamental e/ou educação de jovens e adultos (EJA) ou outra modalidade (Educação Especial).
 
“Além do conteúdo programático, discussões temáticas sobre valorização, autoestima, igualdade étnica e racial. O projeto trabalhará junto às famílias, empresas, mídia e sociedade em geral sobre as potencialidades da pessoa com deficiência e a importância da conquista de sua autonomia”, enfatizou Lúcia Firmino, secretária da Assistência Social.
 
PERFIL 
Para que possa ser feita a contratação o instrutor candidato deve ter acima de 21 anos de idade; Ensino Médio completo; qualificação em treinamentos; experiência como instrutor/capacitador; experiência na atuação junto a deficiências múltiplas; se possível, vivência na prática de repositor de mercadorias e empacotador no âmbito da indústria e comércio.