Para medir o nível de audiência, grau de influência e o interesse do ouvinte pela Rádio que Toca Notícia na capital de Mato Grosso do Sul, após um ano e três meses de operação, a diretoria da CBN Campo Grande encomendou uma pesquisa de opinião pública que teve como objetivo principal, identificar o posicionamento da emissora junto ao público que acompanha programas de rádio. Os números revelaram que a CBN já é líder entre ouvintes que consomem notícia.
O levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Cenário entrevistou 620 pessoas de forma espontânea nas sete regiões do município, entre os dias 15 e 18 de fevereiro deste ano. O nível de confiança do levantamento é de 96%.
Os números mostraram que 41,5% dos entrevistados declararam que se informam diariamente e acompanham as notícias através do rádio. Deste total, 32% dão preferência a programação da Rádio CBN.
A pesquisa revelou ainda que a grande maioria da população que vive na capital de Mato Grosso do Sul, ainda se mantém informada através de programas televisivos. As redes sociais são a segunda fonte de informação um pouco à frente do rádio que de acordo com o levantamento, tem mais seguidores na capital que os sites de notícias.
Dentre os motivos pelo qual os entrevistados afirmaram escolher ouvir rádio, a notícia ficou em segundo lugar, atrás apenas do conteúdo musical. Um outro dado importante sobre o rádio é que o veículo mantém grande influência na população no período da manhã, sendo apontado como principal ferramenta de informação entre as pessoas no período que vai até as 11 horas.
Outro dado relevante apontado pela pesquisa, é que a maioria dos campo-grandenses, 49,5%, tem o hábito de ouvir rádio em casa. No levantamento feito pelo Cenário Instituto de Pesquisas, 33,5% dos entrevistados declararam que costumam ouvir rádio enquanto dirigem pela cidade, reforçando que ouvir notícia tem se tornado um hábito rotineiro na capital.
Ouvintes qualificados
Os dados coletados pelo Instituto Cenário revelaram ainda que a CBN lidera a audiência com 27,1% no público que possui ensino superior completo. Apesar de estar operando na capital há apenas um ano e três meses, a CBN aparece também em primeiro lugar na preferência dos ouvintes identificados como pertencentes às classes denominadas de A e B1. A CBN detém 56,3% e 20% respectivamente dessa audiência que se mostra também ser altamente qualificada.
O Instituto também identificou que o público que mais ouve a Rádio CBN está enquadrado na faixa etária que vai dos 30 a 49 anos. Sendo que sua maioria é composta por pessoas do sexo masculino.