Veículos de Comunicação

Oportunidade

Encerra-se hoje o prazo para as inscrições no Enem 2011

De acordo com a secretária da direção da UFMS, Maria Luiza Tegon, o processo de ingresso à universidade por meio do Enem é mais democrático

As provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro -
As provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro -

Encerra-se hoje, às 23h59 (horário de Brasília) o prazo para a realização da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem preencher uma ficha por meio do endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br e pagar uma taxa de R$ 35, em agência bancária.

O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior. Em Três Lagoas, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) dispensou a realização dos vestibulares há dois anos. O aluno ingressa à universidade, apenas por meio do Enem.

De acordo com a secretária da direção da UFMS, Maria Luiza Tegon, o processo de ingresso à universidade por meio do Enem é mais democrático. Ela acredita que os alunos têm se esforçado mais antes de cursar o ensino superior, pois a prova é mais exigente e oferece a mesma oportunidade a todos que passam pelo processo seletivo. “Hoje, eu noto que o ensino superior está mais acessível e só entra na universidade aquele que realmente conseguiu a pontuação necessária”, destacou.

Maria Luiza aconselhou os alunos que terminaram o ensino médio a fazer a prova. “O exame possibilita o ingresso do aluno a uma boa instituição de ensino”, disse. Ela destacou, contudo, que os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar da prova. “O resultado do Enem vale por dois anos. É importante que o aluno comece a prestar a prova antes mesmo do término do ensino médio, pois isso o faz ganhar tempo”, explicou.

PROVAS
O Enem será aplicado em todo o Brasil nos dias 22 e 23 de outubro. O exame terá quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas terão como disciplinas história, geografia, filosofia, sociologia, química, física, biologia, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês e espanhol), artes, educação física, informática e matemática.