A Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é divida em três frentes: Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Sanitária.
Assim, no que diz respeito à coordenadoria da Epidemiologia, são trabalhadas, entre outras ações, o combate à dengue; à malária e outras doenças transmitidas por vetores; na prevenção e controle de doenças imunopreveníveis, como o sarampo, gripe e rotavírus; no controle de zoonoses e na vigilância de doenças emergentes, no combate à tuberculose, hanseníase, hepatites virais, DST e Aids. Além disso, é responsável pelas imunizações, agravos e doenças não transmissíveis e seus fatores de risco.
Em relação à coordenadoria da Ambiental, o setor trata de programas como o VigiÁgua, VigiSolo, VigiAr, VigiDesastres, entre outros, além de realizar trabalhos na busca da melhoria e preservação do meio ambiente diariamente.
Já a coordenadoria que trata sobre vigilância Sanitária trabalha, entre outros aspectos, no atendimento a denúncias de irregularidades, na fiscalização de diversos produtos e serviços, gerencia o Sistema de Informações Estadual de Vigilância Sanitária e outras tarefas.
Com um cenário tão diversificado e uma gama de ações e atividades que são realizadas diariamente pelos profissionais que atuam na área de Vigilância em Saúde, a diretoria realiza de 23 a 26 de novembro o “Encontro Estadual de Vigilância em Saúde/2009”.
Ao todo, são esperados aproximadamente 150 técnicos das secretarias municipais de Saúde dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul. Durante o evento, outras áreas como Regulação e Atenção Básica também serão tratadas devido a estreita ligação que existe entre elas e as vigilâncias.
Dentre os objetivos do encontro está a promoção do intercâmbio de experiências exitosas das vigilâncias, fomentar a integração entre Estado e municípios, realizar a retrospectiva das ações no ano de 2009 e elencar as prioridades e programar as ações para o próximo ano.
O evento será no hotel Jandai, em Campo Grande. A abertura acontece nesta segunda-feira (23), às 19 horas, com a presença da secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi. Nos outros dias o início das atividades será a partir das 8 horas.