Veículos de Comunicação

Esporte

Guanandizão entra em obras para ser entregue em maio de 2020

Prefeito já anunciou que irá trazer Liga das Nações de vôlei para estreia

Interditado desde 2013 pelo Corpo de Bombeiros, quadra já começa a receber os primeiros reparos - Divulgação/PMCG
Interditado desde 2013 pelo Corpo de Bombeiros, quadra já começa a receber os primeiros reparos - Divulgação/PMCG

Já estão em andamento as obras de reforma do Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão,  resultado da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que liberou R$ 1,8 milhão para custear o projeto.  Funcionários  da empreiteira contratada começaram o serviço com a retirada da base do antigo piso da quadra,  que será refeito.

A previsão é que em maio de 2020 o complexo poliesportivo, inaugurado em 1984,  seja entregue revitalizado. A Prefeitura planeja marcar  a reabertura do ginásio com a realização de uma etapa da Liga Mundial de Vôlei, com participação da Seleção Brasileira.

O Guanandizão tem capacidade para  um público superior a 8.300 pessoas e já recebeu grandes eventos como show de Roberto Carlos e partida da Seleção Brasileira de Vôlei. Está interditado desde 2013, por determinação do Corpo de Bombeiros, que cobrou um projeto de prevenção e combate de incêndio,  além de ter identificado problemas nas instalações elétricas, que colocariam em risco a segurança dos frequentadores. 

O projeto de reforma elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos é abrangente. Contempla , por exemplo, na parte elétrica, troca de toda a fiação, substituição do transformador, instalação de um gerador de energia, reforço da iluminação das quadras externas com novas lâmpadas de led. O gerador é necessário para garantir o funcionamento (em caso de falta de energia)  das bombas de água para o combate a sinistros. O projeto elétrico está orçado em, aproximadamente, R$ 500 mil.

Os banheiros também passarão por revisão geral, incluindo parte hidráulica, colocação de novos azulejos, substituição de forro e instalação de equipamentos de acessibilidade para  atender pessoas com deficiência física.    As intervenções incluem as bilheteira e em toda a estrutura externa de quadras com reparos no piso, nova pintura, novas tabelas de basquete, alambrados. Haverá instalação de tátil no entorno, reurbanização com plantio de grama e troca de lojas.

Segundo o presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Rodrigo Terra, o Guanandizão é um espaço importante não para sediar eventos esportivos nacionais e grandes shows.