De 5 de setembro a 18 de setembro, jovens entre 16 e 17 anos, de Três Lagoas, poderão se inscrever no processo seletivo da Escola Formare 2019. O curso educacional – desenvolvido pela Fundação Iochpe em parceria com o Instituto International Paper – tem duração de um ano e é realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, nas dependências da fábrica da IP. As aulas são ministradas pelos próprios profissionais da companhia. As inscrições podem ser realizadas pela internet.
O processo de seleção ocorrerá até dezembro, quando será divulgada a lista dos candidatos. O início das aulas está previsto para março de 2019. Ao final do curso, os alunos recebem uma certificação profissional reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e emitida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O processo seletivo para ingressar na Escola Formare é composto por cinco fases eliminatórias: inscrições online, prova escrita (língua portuguesa, matemática e redação), dinâmica de grupo, entrevista pessoal, tour na fábrica da International Paper e visita domiciliar. Para participar, os jovens precisam estar matriculados no 2º ano do Ensino Médio na rede pública de ensino em 2018 em Três Lagoas, ter renda familiar de até um salário mínimo para cada pessoa da família, não possuir qualquer tipo de ligação familiar com funcionários da IP e residir na cidade.
Os estudantes selecionados contarão com os seguintes benefícios: bolsa de estudos, convênio médico e odontológico, vale-alimentação, transporte fretado, uniforme, material escolar e refeições na empresa.
“Reforçamos nosso convite aos jovens da comunidade de Três Lagoas para participação do processo seletivo. A Escola Formare IP é uma grande oportunidade de aprendizado profissional que abre as portas para o mercado de trabalho”, explica Gláucia Faria, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da IP.
A prova escrita será realizada no dia 21 de setembro, às 13h30, no Senai, que fica na rua José Amílcar Congro Bastos, no bairro Vila Nova. Os candidatos deverão se apresentar com 15 minutos de antecedência, portando documento com foto (RG), lápis, borracha e caneta azul ou preta. Não será permitido o uso de celular ou calculadora. (Informações da assessoria).