Veículos de Comunicação

Cenário

Mais de 60% dos jovens estão ‘dando pausa’ em redes sociais, diz pesquisa

Cerca de 70% dos jovens acreditam que o uso excessivo da internet e das redes sociais diminui a concentração e a produtividade

 - Arquivo/JPNEWS
- Arquivo/JPNEWS

Um assunto que provoca muita discussão em família, atrito no trabalho e nos estudos é o tempo em que as pessoas passa nas redes sociais. Embora o uso da internet cresça a cada dia, há quem opte por se desconectar.

A Infobase Interativa, pesquisa divulgada neste mês pela revista Meio & Mensagem, reuniu dados divulgados pelas empresas e veículos Brandwatch, Campaign US, Fast Company, KOMO News, Origin, RSPH e Self sobre hábitos de consumo digital de jovens, que está cada vez mais avesso a problemas causados pelo uso abusivo das redes, como falta de produtividade, desvio de atenção, aumento de ansiedade, depressão e queda de autoestima, entre outros.

De acordo com a pesquisa, dar uma pausa ou até mesmo excluir algumas redes sociais foi uma alternativa de 40% dos jovens entrevistados. Atualmente, 59% desejam excluir seus perfis no Facebook, 64% estão dando uma pausa nas redes sociais e 34% estão abandonando permanentemente as conexões.

A estudante Laura Liberato, de 25 anos, conta que tomou a decisão há quase dois meses de desativar uma conta do Facebook por não consumir o conteúdo postado pelos usuários e por querer privacidade. “Não terei mais conta pessoal no Facebook. Não tenho tempo nem curto o conteúdo. Vou usar a rede apenas porque trabalho em uma empresa de venda de cursos técnicos”, explicou.

Lauta também não tem conta no Twitter. “Acho difícil e nem não tenho tempo para isso”, apontou.

Ainda de acordo com a pesquisa, 72% dos jovens entrevistados acreditam que o uso excessivo da internet e das redes sociais, diminui a concentração. Mais de 68% afirmam que as plataformas os deixam tristes, ansiosos e até mesmo depressivos.