Veículos de Comunicação

Agronegócio

Mulheres do agro serão premiadas por gestão inovadora

Criado pela Bayer e Abag, o prêmio é relativo à campanha mundial da ONU para o empoderamento feminino

O prêmio é destinado a mulheres que sejam gestoras de pequenas, médias ou grandes propriedades. - Divulgação
O prêmio é destinado a mulheres que sejam gestoras de pequenas, médias ou grandes propriedades. - Divulgação

A ONU Mulheres, entidade voltada para o apoio e empoderamento feminino instituiu como lema a campanha global "O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres".  

A Bayer, empresa global e gigante do agronegócio, idealizou um prêmio alusivamente à iniciativa da ONU em prol da igualdade de gênero. Assim nasceu o 1º Prêmio Mulheres do Agro em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).

Oficialmente o prêmio foi lançado na sexta-feira, 10 de agosto, e as inscrições seguem até às 23h59 do dia 20 de setembro. O prêmio é destinado a mulheres que sejam gestoras de pequenas, médias ou grandes propriedades. As vencedoras serão premiadas por sua Gestão Inovadora, reconhecendo as inovações para boas práticas agropecuárias com respeito aos pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental.

"O objetivo dessa iniciativa é valorizar e incentivar o protagonismo da mulher no setor agropecuário, disseminar boas práticas e reconhecer a contribuição delas para a agricultura brasileira", explica Gerhard Bohne, COO da divisão Crop Science da Bayer no Brasil.

Pesquisa realizada pela ABAG, revela que as mulheres têm forte presença no setor agropecuário, mas ainda enfrentam desafios. O levantamento aponta que cerca de 45% delas relatam ter sofrido algum tipo de preconceito no trabalho. “A Bayer, como signatária da ONU Mulheres no Brasil e no mundo, quer reconhecer a contribuição das produtoras para a agricultura nacional, e incentivar mais mulheres a se engajarem no setor, atuando com as mesmas condições dos homens", diz Mariana Lorenzon, diretora de Excelência Operacional em Marketing e Vendas da Bayer.

Em 2018 a ABAG celebra 25 anos de existência e segue coesa com a missão de buscar o equilíbrio e a valorização das cadeias produtivas do agrosetor. É pioneira na realização de duas pesquisas para identificar o perfil das mulheres que atuam no agronegócio brasileiro, e agora integra essa parceria no Prêmio Mulheres do Agro com a Bayer.

A cerimônia de premiação será em 24 de outubro, durante o 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Para inscrição basta acessar www.premiomulheresdoagro.com.br.