Deputados e senadores eleitos por Mato Grosso do Sul tomam posse, nesta sexta-feira (1º), em Brasília (DF). O grupo se prepara também para definir os componentes da mesa diretora do Legislativo Federal, com votações previstas para o período da tarde.
Na Câmara dos Deputados, a sessão começou com homenagem ao deputado federal Wagner Montes (PRB-RJ), que faleceu na semana passada durante tratamento de infecção urinária que evoluiu para choque séptico e sepse abdominal, assim como referência a renúncia de Jean Wyllys (PSOL-SP) que, mesmo reeleito, abriu mão do mandato e saiu do país depois de receber ameaças de morte.
Dentre os parlamentares sul-mato-grossenses, assumem os mandatos Rose Modesto (PSDB), Fábio Trad (PSD), Beto Pereira (PSDB), Tio Trutis (PSL), Vander Loubet (PT), Doutor Luiz Ovando (PSL) e Dagoberto Nogueira (PDT).
Teresa Cristina (DEM), por sua vez, retornou ao Legislativo somente para votar na composição da mesa diretora. Isso porque foi nomeada ministra da Agricultura na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL). No seu lugar assumirá a segunda suplente Beatriz Cavassa (PSDB), tendo em vista que o primeiro suplente Geraldo Resende (PSDB) foi nomeado secretário de Estado de Saúde do Estado.
Em relação ao Senado, Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (PSL) passam a compor a bancada sul-mato-grossense junto com Simone Tebet (MDB). A emedebista, inclusive, buscou junto a sua legenda que seu nome fosse indicado para a disputa da presidência da Casa de Leis. Contudo, Renan Calheiros (MDB-AL) conquistou maioria e Tebet seguirá defendendo mudanças, mesmo que sem candidatura avulsa e na defesa do voto aberto.