Veículos de Comunicação

Esporte

Paralimpíadas Escolares de MS começam nesta sexta-feira

Pela primeira vez competição será realizada no interior do Estado

Equipes já foram para o evento que vale como vitrine para as competições oficiais - Divulgação
Equipes já foram para o evento que vale como vitrine para as competições oficiais - Divulgação

A 7ª Edição das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul inicia nesta sexta-feira (26) em São Gabriel do Oeste. Pela primeira vez o Paraesc sai de Campo Grande para ser realizado no interior do Estado. 

A seletiva Estadual organizada pelo Governo do Estado por meio da Fundesporte, terá a participação de 180 pessoas, entre paratletas, staffs (acompanhantes), técnicos e organização. 

A abertura será realizado no Ginásio Municipal João Roberto Rossini. A partir das 19h30 desta sexta. 

As competições iniciam no sábado com as modalidades de atletismo, bocha e tênis de mesa. 

As disputas acontecerão durante o dia todo. O atletismo no Estádio Municipal de São Gabriel, a Bocha no Ginásio Municipal João Roberto Rossini e o Tênis de Mesa no CTG de São Gabriel. 

As modalidades do Judô, futebol de sete e para-badminton já estão pré-selecionados para a seletiva nacional, com equipes definidas. 

Além de atender as exigências de acessibilidades para realização do evento, o objetivo da Fundesporte em levar o Paraesc para o interior é de fomentar a participação e interesse dos municípios em formar paratletas representantes do Estado. 

São Gabriel está inovando neste seguimento, dando oportunidade para que as crianças que tenham alguma deficiência, tanto visual, motora ou cognitiva conhecem o esporte e tenham interesse pela prática, que é extremamente benéfica para o desenvolvimento físico, como social do praticante. 

Participam da seletiva os municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e São Gabriel. 

De acordo com a responsável pelo setor Paralímpico na Fundesporte, Professora Belquice Falcão, Mato Grosso do Sul está no top 6 do ranking nacional das Paralimpíadas Escolares organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). No ano passado a equipe do MS ganhou o troféu de melhor organização e participação de atividades, trazendo para o MS, mais de 76 medalhas. Deixando para trás estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

O Governo Estadual, tem investido no esporte, os atletas atualmente ficam hospedados em hotéis, tem uma alimentação balanceada, centro de convivências com atividades, tanto nos Jogos Escolares, como nas Paralimpíadas. Valorizando os atletas representantes do Estado. 

A Etapa Nacional dos Jogos Escolares é a porta de entrada para os paratletas participarem das Paralimpíadas. O evento acontece em novembro no mega centro Paralímpico em São Paulo, reunindo paratletas de 25 estados brasileiros. 

Muitos talentos mundiais saem do paradesporto escolar e Mato Grosso do Sul vem se destacando ano a ano, graças ao incentivo e o trabalho realizado pelas federações, associações, famílias, a garra e determinação dos paratletas e técnicos e o apoio do Governo do Estado e a Fundesporte.