Veículos de Comunicação

Imunização

Paranaíba recebeu 850 doses de vacina

Microrregião recebeu 1.740 doses da vacina para imunizar grupo prioritário

Vacinação teve início pelos profissionais de Saúde da Santa Casa de Misericórdia - Talita Matsushita/JP
Vacinação teve início pelos profissionais de Saúde da Santa Casa de Misericórdia - Talita Matsushita/JP

A vacinação contra a Covid-19, em Paranaíba, teve início na quarta-feira (20). As doses chegaram ao município na madrugada de terça-feira (19) e a Secretaria Municipal de Saúde decidiu aguardar orientações do Estado para começar a vacinação. Muito abaixo do esperado, foram destinadas 850 doses, o que garantiu vacina para 425 pessoas, entre trabalhadores da linha de frente de combate ao Coronavírus e idosos acima de 60 anos institucionalizados.

A enfermeira Lorraine Fernandes da Cunha, 34 anos, foi a primeira pessoa a receber a dose da Coronavac, em Paranaíba. Ela trabalha na Santa Casa e faz parte da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do Núcleo de Segurança do Paciente, por isso atua em todas as unidades do hospital.

Enfermeira há 12 anos, Lorraine contou que trabalhar na linha de frente de combate à Covid-19 tem sido uma experiência com uma grande carga de responsabilidade. Ao falar sobre a vacinação, ela destacou a importância de todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente se imunizarem. “É uma honra ter sido escolhida para ser a primeira pessoa a ser vacinada e representar toda a equipe de enfermagem. A Covid-19 é uma doença nova que está levando muitos profissionais e familiares a óbito e a vacina é o reforço da esperança para que possamos, imunizados, ajudar e dar mais segurança aos pacientes no ambiente de trabalho. Estou muito feliz e esperançosa com a vacina”, disse.

Na quinta-feira (21) foi a vez de imunizar 49 idosos institucionalizados no Lar “Santo Agostinho”. Além deles, a enfermeira que presta serviço na instituição também recebeu a dose.

A presidente da unidade, Nelma Gonzales, enfatizou a expectativa que todos os idosos estavam para serem vacinados. “O ano de 2020 não foi fácil, principalmente para os idosos que ficaram restritos a muitas coisas, como visitas e saídas. Estamos louvando à Deus, porque nenhum dos nossos internos tiveram Covid-19”, destacou.

“Se a gente vacinasse 850 pessoas e recebesse vacinas de outro laboratório para a segunda dose, já perderia a eficácia da vacina. As orientações são do Ministério da Saúde, as ordens vieram do Governo do Estado, por isso temos que seguir com o Plano Nacional de Vacinação”, pontuou Vânia Zangrossi, coordenadora de imunização.

Região

Inocência deu o pontapé inicial na vacinação na terça-feira (19). A imunização contra a Covid-19 ocorreu no Hospital de Campanha Municipal. A cidade recebeu 216 doses da vacina Coronavac. Em Cassilândia a vacinação também começou na terça-feira e a cidade recebeu 538 doses da vacina e 269 pessoas serão imunizadas na cidade garantindo a aplicação de duas doses por paciente em um prazo de quinze dias.

Aparecida do Taboado iniciou na terça (19) a imunização contra a Covid-19 com o total de 406 doses do imunizante.