Veículos de Comunicação

Oportunidade

Participação do Estado em eventos internacionais de turismo gera retorno garantido

Foram apresentadas a agências e operadoras de turismo da Suíça, Suécia e Holanda as belezas naturais e atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul

Por meio de parceria com a TAM Linhas Aéreas, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) participou na semana passada de workshops em três países da Europa para divulgar o turismo no Estado. Foram apresentadas a agências e operadoras de turismo da Suíça, Suécia e Holanda as belezas naturais e atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul.

O gerente de promoção e divulgação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Matheus Dauzacker Neto, explica que a participação do Estado nesses eventos acontece através de parcerias com companhias aéreas, governos locais e embaixadas, além do empenho do governo estadual, e que os resultados são sempre muito positivos.

 

“É impressionante o interesse de operadores e agentes de turismo desses países em destinos de natureza. Na ocasião divulgamos Pantanal e Bonito, e uma equipe do Paraná divulgou Foz do Iguaçu, que é relativamente perto de Mato Grosso do Sul, e agrega valor ao pacote de viagem que será vendido ao cliente desses países. Normalmente os estrangeiros querem aliar destinos de natureza, como os nossos, com destinos de praia”.

 

Matheus diz que a ação serviu também para sanar dúvidas de operadores que vendem o destino Mato Grosso do Sul há muito tempo: “Eles conheceram o Estado há dez anos e querem saber se já há asfalto onde não havia, se o Trem do Pantanal está em funcionamento, por exemplo. Então o que fizemos é um trabalho de assistência para os que já vendem nosso produto, e de apresentação para os que não conhecem nosso destino, de forma que essas ações são muito proveitosas!”

 

Em agosto passado a Fundtur, em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-MS), Trip Linhas Aéreas e a Prefeitura de Bonito percorreu cinco capitais brasileiras com o workshop “Pantanal Bonito”, que teve como objetivo fazer negócios, estreitar relações e mostrar um pouco do turismo de Mato Grosso do Sul aos agentes de viagens e operadores convidados.

 

Estratégia eficaz

 

Ainda neste mês de setembro, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul participa de mais uma agenda de eventos de divulgação e promoção do destino turístico Mato Grosso do Sul no exterior e no Brasil.

 

 

Alguns desses eventos são de grande importância e sempre geram retorno ao trade turístico de Mato Grosso do Sul, como Braztoa Encontro Comercial, de 17 a 18 de setembro em São Paulo-SP; Jata – World Tourism Congress & Travel Fair, em Tóquio, Japão, de 18 a 20 de setembro, Top Resa – International French Travel Market, de 22 a 25 de setembro, em Paris, França; BNT Mercosul – Rodada de Negócios Brasil, dia 23 de setembro em Buenos Aires, na Argentina; e Road Show TAP, de 21 a 26 de setembro, nas cidades de Milão, Veneza, Bologna e Roma, na Itália.

 

Alguns empresários do trade local que participam desses eventos têm retorno garantido: “A Fazenda San Francisco, por exemplo, localizada em Miranda, contratou guias que falam a língua japonesa e estão atendendo turistas japoneses com muita frequência, graças à demanda criada na oportunidade da edição passada do Congresso Mundial de Turismo e Feira de Viagens Jata, que acontece em Tóquio, no Japão”.

 

Essa participação da fundação e o incentivo aos empresários em participar de tais eventos faz parte do planejamento estratégico do governo do Estado, comprovando que esta é uma das mais eficientes ferramentas de promoção e divulgação de turismo.