Veículos de Comunicação

Educação

Pesquisas de biotecnologia ganham espaço em MS

Pesquisadora explica que universidades do Estado contribuem para pesquisa com medicamentos

Suzana Moreno, professora de doutorado em Biotecnologia da UCDB - Foto: Isabelly Melo
Suzana Moreno, professora de doutorado em Biotecnologia da UCDB - Foto: Isabelly Melo

A Biotecnologia aliada à pesquisa, desenvolve estudos para transformar micro-organismos, insumos advindos de animais e plantas, em processos que resultam na produção de cosméticos e medicamentos. Segundo a coordenadora do curso de mestrado e doutorado em Biotecnologia da UCDB, Suzana Moreno, desde o início dos anos 2000, muitas mudanças foram necessárias para reduzir o tempo de estudos.   

Em entrevista à Rádio CBN Campo Grande nesta terça-feira (03), a professora destacou que a evolução está cada mais rápida, apesar do tempo médio para trazer resultado prático. “A história do medicamento é de longa data, entre descoberta de uma molécula que tem um potencial para se tornar medicamento, até chegar à prateleira, estamos falando de 10 a 15 anos, além de ser um processo caro”, explicou.

Segundo Suzana, é importante desenvolver a base de pesquisas, alicerce para fomento nos estudos. Ela diz que preservar a biodiversidade, principalmente o Pantanal é necessário, já que o meio oferece matéria-prima para elaboração de medicamentos, e foi gravemente afetado pelos incêndios florestais. Confira: