Veículos de Comunicação

Oportunidade

Ponte sobre o rio Taquari facilita a vida de pecuaristas pantaneiros

A ponte, de 192 metros, interliga as sub-regiões dos pantanais da Nhecolândia e do Paiaguás e custou R$ 2,1 milhões

O governador André Puccinelli inaugurou, na manhã de sábado (21), a ponte de concreto sobre o Rio Taquari, entre Corumbá e Coxim, atendendo a uma antiga reivindicação dos pecuaristas da região. A ponte, de 192 metros, interliga as sub-regiões dos pantanais da Nhecolândia e do Paiaguás e custou R$ 2,1 milhões.

Acompanhado de deputados, secretários, prefeitos e pantaneiros, Puccinelli anunciou a abertura de uma estrada de 80 km, entre a ponte e o Corixão, entre os municípios de Coxim, Rio Verde e Rio Negro, para facilitar o escoamento do gado que sai das invernadas, na planície, para os leilões e engorda no planalto.

“Quem me conhece sabe que é muito difícil tirar um sim do governador, mas ao ser dito é cumprido”, afirmou o governador, ao discursar sob a sombra de um pé de jatobá, no planície da Nhecolândia. “Esta obra, fundamental para a integração de vocês e para a produção, é o retorno do imposto que os senhores pagam”, completou.

A entrega da ponte, situada no município de Corumbá e distante 110 km de Coxim, contou com a presença do deputado federal Waldemir Moka, dos deputados estaduais Jérson Domingos, Antônio Carlos Arroyo, Júnior Mocchi e Paulo Correa e secretários Osmar Jeronymo e Edson Giroto. A prefeita de Coxim, Dinalva Mourão também prestigiou o ato.

Puccinelli voltou a questionar as restrições impostas pelo Ministério do Meio Ambiente à região noroeste do Estado, que abrange parte do Pantanal, e disse que o desenvolvimento sustentável é possível e as políticas ambientais não devem preservar apenas a árvore e a fauna, se esquecendo do homem, “que também precisa viver”.

Durante a inauguração, o governador foi homenageado pelo Sindicato Rural de Corumbá com uma placa, entregue pelo presidente da entidade, Pedro Luis Lacerda. Os oradores que antecederam ao governador, todos pantaneiros, destacaram o compromisso de Puccinelli com a classe produtora, em especial do Pantanal.

A ponte tem o nome do pecuarista João Wenceslau Leite de Barros, filho do poeta Manoel de Barros que faleceu em 2007, e antes mesmo de entregue pelo governo já foi “inaugurada” por boiadas, que, até então, atravessavam o Taquari a nado ou cruzavam a cidade de Coxim para retornar ao próprio Pantanal ou seguir para engorda no planalto.

O governador Puccinelli anunciou também a construção de uma ponte de madeira na sub-região do Pantanal do Nabileque, de 200 metros de cumprimento, para interligar áreas inundáveis. O secretário de Obras, Edson Giroto, informou que a ordem de serviço será assinada dia 12 de dezembro pelo governador.