Veículos de Comunicação

Esportes

São Silvestre fecha ano esportivo no fim da tarde deste sábado

Dois dos principais favoritos à conquista desta que é a 87ª edição da prova são antigos conhecidos

Marílson e o queniano Martin Lel cumprimentam-se após entrevista coletiva -
Marílson e o queniano Martin Lel cumprimentam-se após entrevista coletiva -

A mais tradicional prova pedestre do país encerra o ano esportivo brasileiro hoje, a partir das 17h10 (de Brasília), em São Paulo. O horário refere-se à largada da elite feminina da Corrida de São Silvestre. Vinte minutos depois, larga o pelotão de elite masculino.

Dois dos principais favoritos à conquista desta que é a 87ª edição da prova são antigos conhecidos. O brasileiro Marílson Gomes dos Santos e o queniano Martin Lel disputaram juntos a edição de 2003 da prova e são bicampeões da Maratona de Nova Iorque. Ontem, na coletiva oficial da corrida paulistana, eles trocaram elogios e previram uma briga acirrada pela vitória no último dia do ano.

Marílson conquistou a tradicional Maratona de Nova Iorque em 2006 e 2008. Já Martin Lel subiu no lugar mais alto do pódio pela primeira vez em 2003 e posteriormente em 2009, quando o brasileiro defendia o título conquistado no ano anterior e ficou com a oitava colocação. “Todos os africanos são francos favoritos, inclusive o Lel. Ele vai fazer uma maratona em janeiro, em Dubai, e nessa época tem que estar na melhor forma. Será um grande adversário”, disse Marílson, que já esteve sete vezes entre os primeiros da São Silvestre.

Lel tem apenas uma participação na São Silvestre. Em 2003, ano da primeira vitória de Marílson, ele ficou na terceira colocação. Oito anos depois, busca sua primeira vitória na corrida. Neste intervalo, tornou-se um dos melhores corredores do mundo, conquistando também três vezes a Maratona de Londres.

RÁPIDO

“Teremos muitos atletas fortes aqui, Marílson é um dos favoritos porque conhece bem a prova e é um atleta muito rápido, já venceu a Maratona de Nova Iorque. Outros corredores também estão bem e vai ser uma corrida muito forte, como sempre é em São Paulo”, disse Lel, que tem como melhor marca em prova de 15km os 42min45s estabelecidos em Roterdã, na Holanda, em 2006.
Quando correu a São Silvestre pela primeira vez, Lel terminou a prova em 43min49s. No ano passado, Marílson conquistou o tricampeonato ao completar os 15km de percurso em 44min04s.